Casal britânico foi envenenado por agente neurotóxico Novichok

Os dois britânicos encontrados inconscientes no último final de de semana na cidade de Amesbury, no sul da Inglaterra, foram intoxicados pelo agente nervoso Novichok, o mesmo usado no envenenamento do ex-espião russo Serguei Skripal numa cidade vizinha em 4 de março passado.

A informação foi revelada pela polícia britânica na noite desta quarta-feira (4), após um laboratório do governo – na instalação militar de Porton Down, que também analisou as amostras no caso Skripal – ter realizado testes com a substância encontrada.

O oficial Neil Basu, chefe de contraterrorismo da Polícia Metropolitana de Londres, disse que ainda não está claro se o casal foi alvo de envenenamento ou se foi um acidente. Policiais investigam uma possível relação do caso com o ataque contra Skripal e sua filha Yulia em Salisbury.

“A atual prioridade da equipe de investigadores é estabelecer como essas duas pessoas entraram em contato com esse agente nervoso”, afirmou Basu, ao anunciar o resultado dos testes químicos. Segundo o policial, ainda não se sabe se a substância que envenenou o casal em Amesbury era do mesmo lote que a usada contra Skripal. Ele disse, no entanto, que houve um “desenvolvimento significativo” no caso.


As vítimas não foram identificadas pela polícia britânica, que revelou apenas se tratar de um homem de 45 anos e uma mulher de 44, ambos britânicos e moradores de Amesbury, a cerca de 13 quilômetros da cidade onde o outro envenenamento ocorreu.

Segundo Basu, ambos seguem em estado crítico. Eles estão internados num hospital no condado de Wiltshire desde o último sábado (30), quando foram encontrados inconscientes numa residência na pequena cidade britânica. Autoridades descreveram o caso como um “grave incidente”.

Inicialmente houve a suspeita de consumo de drogas, mas dada a proximidade com Salisbury e o recente caso Skripal, a Scotland Yard comunicou que agentes da unidade de combate ao terrorismo da Polícia Metropolitana estão ajudando na investigação sobre o ocorrido.

Vários locais em Amesbury e Salisbury que teriam sido frequentados pelo casal nos últimos dias foram isolados por precaução. Autoridades de saúde pública da Inglaterra disseram não haver “um grande risco sanitário” para a população, mas admitiram que isso pode ser revisado.

O ministro do Interior do Reino Unido, Sajid Javid, afirmou que o comitê de emergência do governo realizará uma reunião nesta quinta-feira para discutir o novo caso de envenenamento. (Com agências internacionais)