Morre, aos 72 anos, Claudio Weber Abramo, fundador e ex-diretor da Transparência Brasil

Um dos criadores da ONG Transparência Brasil, Claudio Weber Abramo morreu aos 72 anos, na noite de domingo (12), em São Paulo. Ele lutava há dois anos contra um câncer no intestino e estava internado no Hospital Samaritano, na Zona Oeste da capital paulista, para tratamento contra câncer no intestino.

Referência no combate à corrupção, Abramo era vice-presidente do Conselho Deliberativo da Transparência Brasil, entidade da qual foi diretor executivo por quase quinze anos (2001-2015).

Além de jornalista, ele era bacharel em matemática pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em filosofia da ciência pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp.) Foi editor de economia do jornal “Folha de S.Paulo” e editor-executivo da “Gazeta Mercantil”.

Claudio Weber Abramo era uma das principais referências no combate à corrupção e integridade das instituições públicas do País. Foi um dos principais articuladores da Lei de Acesso à Informação, aprovada em 2011.


Nos últimos anos, Abramo vinha se dedicando à ONG Dados.org, criada pelo jornalista e que tem como foco a transparência e os dados do setor público.

Também foi responsável pela criação de ferramentas online pioneiras que auxiliaram jornalistas a trabalhar com dados públicos. Entre elas estão o “Às Claras”, que reunia dados sobre doações e gastos de campanhas de candidatos a cargos eletivos, e o “Excelências”, que reúne informações sobre a atuação dos congressistas, como votações, presença em sessões, bens declarados e processos na Justiça dos quais são alvo – conquistou o Prêmio Esso de Jornalismo de 2006.

Abramo era filho de Cláudio Abramo, um dos mais importantes jornalistas de sua geração, que dirigiu os jornais “Folha de S.Paulo” e “O Estado de S.Paulo”. Sua mãe, Hilde Weber, foi a primeira chargista mulher da imprensa brasileira, cuja obra o filho vinha trabalhando para organizar em um acervo com acesso do público.

Abramo deixa quatro filhos, Luis Raul e João Baptista, do casamento com Sílvia Pompeia, Lucas e Caio, do casamento com Maria Augusta Fonseca, e a enteada Isabel, do casamento com Cristina Penz.