Viaduto desaba em Gênova, no norte da Itália, e deixa dezenas de mortos

Um trecho de um viaduto localizado em Gênova, no norte da Itália, desabou na manhã desta terça-feira (14), deixando ao menos 22 mortos. O ministro dos Transportes da Itália, Danilo Toninelli, descreveu o incidente como uma “tragédia imensa”.

Segundo a polícia, 20 veículos estiveram envolvidos na tragédia, ocorrida por volta das 11h30 (hora local) durante fortes chuvas. Uma testemunha descreveu o incidente como uma “cena apocalíptica”.

De acordo com o Ministério dos Transportes, o número de mortos deve aumentar. A agência de notícias Ansa afirmou que uma pessoa foi resgatada com vida dos escombros e foi transportada de helicóptero para um hospital. A suspeita é de que um problema estrutural tenha provocado o desabamento.

O ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, afirmou que cerca de 200 bombeiros foram enviados ao local do desastre. “Estamos acompanhando minuto a minuto a situação do colapso de uma ponte em Gênova”, escreveu no Twitter.


O trecho que desabou faz parte da ponte Morandi, que passa sobre a estrada A10, tem 1.182 metros de extensão e 90 metros de altura. O fragmento que ruiu tinha duas faixas de carro e cerca de cem metros de comprimento. Ele passava sobre um rio, prédios e trilhos de trem, o que levou os serviços ferroviários ao redor de Gênova a serem interrompidos.

A Atlantia, companhia que opera a rodovia, informou que obras para reforçar a fundação da ponte estavam sendo executadas no momento do colapso, acrescentando que o local estava sob monitoramento constante. As ações da companhia despencaram 6,3% após o desastre.

A ponte é uma importante conexão entre as regiões da Lombardia e Piemonte com as praias da Ligúria e com a principal rodovia de ligação com a França. O viaduto foi construído nos anos 1960 e restaurado em 2016. (Com Deutsche Welle)