Bolsonaro foge de debate com ajuda de médicos, mas na quinta-feira fará ato público de campanha no RJ

Como já noticiou o UCHO.INFO, Jair Bolsonaro (PSL) anunciou que não participará dos primeiros debates do segundo turno, alegando que não foi autorizado pelos médicos que o acompanham desde que foi transferido da Santa Casa de Juiz de Fora (MG), onde foi atendido após ser alvo de ataque a faca, para o Hospital Albert Einstein, na capital paulista.

Na opinião deste portal, Bolsonaro fugiu dos debates, a exemplo do que fez no final do primeiro turno, evitando enfrentar o petista Fernando Haddad. Como afirmamos ainda na primeira volta da corrida presidencial, uma nova fase da disputa representaria problemas para o presidenciável por causa da sua pouca intimidade com a oratória.

Os médicos Antonio Luiz de Vasconcellos Macedo e Leandro Echenique examinaram o presidenciável nesta quarta-feira (10) e informaram à imprensa que Bolsonaro terá alta para atividades públicas de campanha a partir do dia 18. “Com certeza ele terá condições na semana que vem”, afirmou Macedo.

“Só com essa segunda cirurgia que eu fiz, ele perdeu muita massa muscular, porque é um homem magro. Vamos fazer, agora, uma intensa recuperação nutricional proteica. É preciso repor isso antes de qualquer situação de estresse.”

Em 25 de setembro, Macedo afirmou que Bolsonaro estava deixando o hospital em “ótimas condições”, cabendo a ele [Bolsonaro] decidir sobre sua agenda de campanha. “Logo ele se recupera, e ele mesmo decide o que ele vai fazer (sobre participar ou não dos debates)”, disse o cirurgião.

Perguntado novamente se haveria por parte da equipe médica alguma recomendação para que o Jair Bolsonaro não comparecesse aos debates, o cirurgião mais uma vez disse que não.

“Não, não (vai ter recomendação médica para ele não participar). Depende apenas se ele estiver se sentindo bem. Veja bem, foi uma tentativa de assassinato. Não foi uma facada de um louco, foi uma facada de um assassino. O cara girou a faca dentro dele”, declarou Macedo.


Questionado sobre a necessidade de a transferência de Bolsonaro de São Paulo para o Rio de Janeiro ser feita em um avião especial, o médico descartou essa hipótese.

“Ele está perfeito. Só teve aquela segunda cirurgia de urgência, mas agora ele está ótimo”, afirmou o médico Antonio Macedo, ressaltando que a viagem poderia ser feita tranquilamente em avião de carreira.

Certa de que o candidato do PSL participaria do debate, a direção da Band deslocou para o Rio de Janeiro uma equipe de jornalistas com o objetivo de realizar o evento na capital fluminense, evitando o deslocamento de Bolsonaro até a cidade de São Paulo, onde está localizada a sede da emissora.

Contudo, enquanto alegava que por recomendações médicas não participaria do debate agendado para esta quinta-feira (11), na Band, Bolsonaro confirmou participação em ato público de campanha, no mesmo dia.

Bolsonaro chamou 380 deputados federais e estaduais eleitos pelo PSL e partidos aliados para um grande ato público, no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. No evento, o presidenciável fará um discurso convocando todos a se engajarem no segundo turno. É o que informa o jornalista Ancelmo Gois, do jornal “O Globo”.

Ora, se os médicos Antonio Luiz de Vasconcellos Macedo e Leandro Echenique examinaram o candidato nesta quarta-feira (10) e informaram que ele só terá alta a partir da quinta-feira da próxima semana, mais precisamente no dia 18, não estando liberado “para fazer campanha”, como Bolsonaro participará do evento com os deputados eleitos?

Na esteira desse imbróglio, o sempre respeitado jornalismo do UCHO.INFO – e também do seu editor – foi colocado em xeque, como se noticiar a verdade fosse o maior dos pecados apenas porque a informação é desfavorável a Bolsonaro, que já está com um pé na rampa do Palácio do Planalto.

O Brasil vive um momento sui generis, que vem colocando a democracia cada vez mais perto do precipício. Mesmo assim, ataques covardes e rasteiros não se justificam, pois quando criticávamos o PT e seus “puxadinhos ideológicos”, esse Coliseu tupiniquim sequer era cogitado. Sinal dos tempos!