Ibope: Bolsonaro se consolida na liderança com 59% dos votos válidos; Fernando Haddad tem 41%

Presidenciável do PSL, Jair Bolsonaro lidera a corrida ao Palácio do Planalto, com 59% das intenções de voto, na primeira pesquisa Ibope do segundo turno. Faltando menos de duas semanas para a eleição, Bolsonaro está 18 pontos percentuais à frente do petista Fernando Haddad, que aparece no levantamento com 41% das intenções de voto.

Os resultados da pesquisa Ibope consideram apenas os votos válidos, ou seja, não incluem os nulos, brancos e indecisos. Considerando o eleitorado como um todo, a pesquisa mostra Bolsonaro com 52% das intenções de voto, contra 37% de Haddad. De acordo com o Ibope, 9% dos eleitores dispostos a anular ou votar em branco, enquanto 2% não souberam responder.

Após participar na noite desta segunda-feira (15) de evento em homenagem ao Dia do Professor, Haddad minimizou a diferença. O candidato petista tem o direito de ser otimista, mas não pode fugir à realidade, pois é preciso considerar o voto contra o petismo.


“Temos o desafio de tirar nove pontos dele e passar para nós. É uma tarefa difícil, mas é muito mais difícil aguentar quatro anos de governo dele.” Já Bolsonaro não se manifestou sobre os resultados até a conclusão desta edição.

A pesquisa também mostra que no quesito rejeição o cenário se inverteu em relação ao primeiro turno e Haddad passou a liderar. O petista tem a rejeição de 47% dos entrevistados, enquanto Bolsonaro tem 35%. Por outro lado, 28% dos eleitores afirmaram que votariam com certeza no candidato petista, enquanto 41% disseram que com certeza votariam no candidato do PSL.

A pesquisa Ibope, de âmbito nacional, entrevistou 2.506 eleitores entre os dias 13 e 14 de outubro. A margem de erro da pesquisa, contratada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S.Paulo”, é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE sob o número BR-01112/2018.