Bolsonaro, o caçador de corruptos, indica investigado por desvio de recursos públicos como ministro da Saúde

Durante a campanha rumo ao Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro apresentou-se ao eleitorado como o exterminador de corruptos, discurso adotado para fustigar os petistas e convencer a opinião pública de que somente ele seria capaz de eliminar a chaga que derreteu o País de forma impressionante nos últimos anos. Apesar da cantilena moralista, Bolsonaro começa a tropeçar como presidente eleito.

Como se não tivesse disparado diversos ataques aos corruptos e prometido não aceitar em seu governo acusados de envolvimento em escândalos, Bolsonaro anunciou nesta terça-feira (20) o nome do deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) como ministro da Saúde a partir de 1º de janeiro.

Mandetta é investigado por fraude e direcionamento em licitação e desvio de recursos públicos quando foi secretário municipal de Saúde de Campo Grande. O Escândalo Gisa, como ficou conhecido o esquema criminoso, teria causado prejuízos de R$ 8,1 milhões aos cofres públicos.

Luiz Henrique Mandetta é acusado pelos crimes de fraudes em licitações e tráfico de influência na contratação do Consórcio Telemídia & Technology International Comércio e Serviços de Tecnologia, presidido pelo empresário Naim Alfredo Beydoun. A ação é resultado da CPI da Saúde da Assembleia Legislativa, que encaminhou a denúncia para o MPF.


Por conta do foro especial, Mandetta era alvo de inquérito que tramitava no Supremo Tribunal Federal (STF), mas com a mudança no entendimento dessa prerrogativa, que agora contempla apenas os crimes cometidos no exercício do mandato parlamentar ou do cargo, o caso foi remetido à primeira instância. O ministro Luiz Fux, do STF, relator do processo, decidiu enviar ação para a Justiça Federal sul-mato-grossense.

A Polícia Federal concluiu a investigação, mas a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, solicitou novas diligências, pedido acatado pelo ministro-relator. Com novos dados fornecidos pela PF, a procuradora ofereceu denúncia no âmbito do Inquérito 3949, recentemente remetido à primeira instância.

Para dificultar ainda mais a situação de Jair Bolsonaro, que tem verdadeiro pavor de petistas e seus apaniguados, Luiz Mandetta é amigo e “irmão camarada” de José Dirceu, o ex-comissário palaciano do primeiro governo Lula. De acordo com a revista Veja, “ambos eram passageiros frequentes do avião do empresário Naim Beydoum, dono da empresa favorecida pelo provável ministro quando era secretário de Saúde em Campo Grande”.

É fato que a Constituição Federal em seu artigo 5º, inciso LVII, estabelece que “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”, mas para quem garantiu que a equipe de governo seria formada por notáveis, Jair Bolsonaro deveria ater-se ao provérbio que tem como alvo Pompeia Sula, a segunda mulher do imperador romano Júlio César, que ao divorciar-se afirmou “minha esposa não deve estar nem sob suspeita”. O tal provérbio deu origem à frase “à mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta”.