Embraer e Boeing acertam termos de parceria

A brasileira Embraer e a gigante norte-americana Boeing anunciaram nesta segunda-feira (17) a aprovação dos termos de uma parceria para criar uma nova empresa de aviação comercial. A execução do acerto ainda precisa do aval do governo brasileiro.

De acordo com a proposta, a Boeing deterá 80% de participação na joint venture pelo valor de 4,2 bilhões de dólares, enquanto a fabricante brasileira ficará com os 20% restantes.

“A expectativa é de que a parceria não terá impacto no lucro por ação da Boeing em 2020, passando a ter impacto positivo nos anos seguintes”, informa um comunicado conjunto da Embraer e da Boeing divulgado para investidores.

As duas empresas informaram que a joint venture criada para a fabricação de aviões comerciais, que deve absorver toda a operação atual da Embraer voltada para esse segmento, deve gerar uma sinergia anual de custos de cerca de 150 milhões de dólares – sem considerar os impostos – até o terceiro ano de operação.

De acordo com o comunicado da Embraer, a parceria está sujeita à aprovação do governo brasileiro. Só então as duas empresas assinarão o acordo. Em seguida será submetida à aprovação dos acionistas e das autoridades regulatórias e a outras condições relacionadas a esse tipo de negócio.

“Depois de concluída a transação, a joint venture da aviação comercial será liderada por uma equipe de executivos sediada no Brasil, incluindo um presidente e CEO. A Boeing terá o controle operacional e de gestão da nova empresa”, acrescentaram as companhias. A Embraer terá poder de decisão para alguns temas estratégicos, como a transferência das operações do Brasil.


“A Boeing e a Embraer possuem um relacionamento estreito graças a mais de duas décadas de colaboração. O respeito e o valor que enxergamos nesta parceria só aumentou desde que iniciamos discussões conjuntas no começo deste ano”, disse o presidente da Boeing, Dennis Muilenburg.

As empresas também chegaram a um acordo sobre os termos de uma segunda joint venture para promover o desenvolvimento de novos mercados para o avião militar multimissão KC-390. De acordo com a parceria proposta, a Embraer terá 51% da participação, e a Boeing ficará com os restantes 49%.

“Estamos confiantes de que esta parceria será de grande valor para o Brasil e para a indústria aeroespacial brasileira como um todo. Esta aliança fortalecerá ambas as empresas no mercado global e está alinhada à nossa estratégia de crescimento sustentável de longo prazo”, afirmou Paulo Cesar de Souza e Silva, presidente da Embraer.

O acordo foi divulgado uma semana após o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) ter revogado decisão provisória que impedia a negociação.

A Embraer foi privatizada em 1994, mas o governo brasileiro detém uma ação especial chamada “golden share” que permite vetar quaisquer negócios firmados pela empresa.

O presidente eleito Jair Bolsonaro se manifestou publicamente a favor do acordo que vem sendo discutido há meses pelas duas empresas.

A expectativa da Embraer e da Boeing é de que a negociação desses acordos, caso seja seguido o cronograma previsto, deve ser concluída até o final de 2019. (Com agências de notícias)