Pesquisa sobre opinião do brasileiro em relação ao futuro da Vale é oportunista e serve para nada

O Brasil vive um momento peculiar, que causa preocupação cada vez mais. A intolerância que brotou na campanha de Jair Bolsonaro, desde 1º de janeiro na Presidência da República, transformou-se na régua oficial para todo tipo de julgamento, como se o Brasil precisasse desse tipo do engessamento do pensamento para solucionar seus inúmeros problemas.

Durante anos, o UCHO.INFO denunciou a irresponsabilidade que reinava no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), órgão extinto e substituído pela Agência Nacional de Mineração (ANM), em relação ao setor como um todo e às empresas que exploram com volúpia o subsolo brasileiro.

Ao longo desse período, como se nossas denúncias nada representassem, as autoridades fecharam os olhos para os seguidos desmandos no DNPM, abrindo caminho para a conivência espúria e criminosa com as grandes empresas do setor, sempre dispostas a despejar polpudas quantias em dinheiro para fazer a alegria de alguns alarifes de plantão.

Com a tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, episódio que talvez não teria ocorrido caso nossas denúncias tivessem sido levadas a sério, o oportunismo barato se misturou à lama que escorreu a partir do rompimento da barragem da mineradora Vale.


No momento em que o Brasil precisa de parcimônia e bom senso, boa parte da população prefere pensar com o fígado, dando mostras que a intolerância há de prevalecer no País por muito tempo. Uma pesquisa, cujos resultados foram divulgados nesta segunda-feira (4), revela que 65,7% dos brasileiros defendem que o governo retire em caráter definitivo a licença de mineração da Vale, enquanto 28% dos entrevistados são contra a medida.

O levantamento aponta que 63,4% acreditam que a mineradora é a maior responsável pelo acidente em Brumadinho, ao passo que 21,3% dos entrevistados responsabilizam o governo de Minas Gerais pela tragédia. A pesquisa revela também que 10,4% dos brasileiros culpam o governo federal pelo trágico episódio.

A pesquisa serve para nada, pois a opinião pública deveria se preocupar com as questões do País muito antes do acontecimento de tragédias. Enquanto este portal denunciava as transgressões cometidas por servidores do DNPM e outros órgãos federais responsáveis pela mineração, os brasileiros se preocupavam com assuntos periféricos e sem importância.

Se o objetivo da pesquisa é influenciar alguma decisão da Justiça em relação à mineradora, é importante ressaltar que no Brasil ainda predomina o Estado Democrático de Direito, ou seja, nada será decidido ao arrepio da lei. Além disso, a adoção de medidas radicais, como sugere a pesquisa, não considera a demissão de milhares de trabalhadores que perderão seus empregos. É preciso buscar uma solução coerente e dentro da lei, mas que puna de forma exemplar os responsáveis pela tragédia.