Torre Eiffel é fechada após homem escalar monumento

A Torre Eiffel foi evacuada e fechada nesta segunda-feira (20) após um homem ser visto escalando o monumento, um dos ícones de Paris. Ainda não se sabe como o escalador conseguiu furar o bloqueio de segurança.

De acordo com uma porta-voz da empresa que administra o ponto turístico, funcionários avistaram no início da tarde um homem agarrado à estrutura da Torre Eiffel, um dos monumentos mais visitados do planeta, o que levou à evacuação e ao posterior fechamento da mesma. O homem teria começado a escalar a torre a partir do segundo andar da estrutura.

Os bombeiros e a polícia se deslocaram até o local e interditaram os arredores da torre para facilitar a intervenção. Além do monumento, a esplanada embaixo dele e grande parte do parque Champ de Mars também foram evacuados.


A polícia tentou fazer contato com o homem, mas ainda não se sabe os motivos que o levaram a escalar a estrutura de ferro. Por volta das 17h30 (horário local), bombeiros tentavam alcançar o homem que vestia uma jaqueta preta. Depois de seis horas de negociação, o homem, cuja identidade não foi divulgada, foi detido pelas autoridades.

A Torre Eiffel, que voltará a abrir nesta terça-feira (21), tem 324 metros de altura, o equivalente a um prédio de 81 andares, e é a estrutura mais alta de Paris.

A torre já foi alvo de escaladores diversas vezes, os quais esperam se vangloriar por ter escalado um dos pontos turísticos mais famosos do mundo. Em outubro de 2017, um jovem se aventurou pelas vigas e ameaçou se jogar antes de a polícia convencê-lo a descer. Em 2012, um britânico conseguiu chegar ao topo do monumento antes de se suicidar.

A cada ano, quase 7 milhões de pessoas visitam a torre, que completou 130 anos na semana passada. Os dois primeiros andares podem ser acessados por escadas ou elevador, e chegar ao deque de observação só é possível com elevadores. (Com agências internacionais)