“Se o presidente da OAB quiser saber como é que o pai dele desapareceu, eu conto pra ele”, diz Bolsonaro

Há muito que o UCHO.INFO afirma que o presidente Jair Bolsonaro, em algum momento daria início a um “cavalo de pau” na seara da democracia. Autoritário confesso e defensor da tortura como método de enfrentamento dos opositores, Bolsonaro começa a externar sua essência canhestra ao fazer comentários que atentam contra o Estado de Direito.

Nesta segunda-feira (29), ao comentar as investigações sobre Adélio Bispo de Oliveira, que o atingiu com uma faca em Juiz de Fora (MG), em 6 de setembro de 2018, Bolsonaro voltou a atacar o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, com acusações de que seu pai, Fernando Augusto Santa Cruz Oliveira, desaparecido durante a ditadura militar, integrava o grupo “mais sanguinário” do movimento Ação Popular.

A fala irresponsável de Bolsonaro serviu como pano de fundo para questionar a ação da OAB durante o processo de apuração do ataque perpetrado por Adélio. Bolsonaro afirmou que se o presidente da OAB quiser saber sobre a “verdadeira história” do que aconteceu com seu pai, ele [presidente da República] pode contar o que teria ocorrido.


“Por que a OAB impediu que a Polícia Federal entrasse no telefone de um dos caríssimos advogados? Qual a intenção da OAB? Quem é essa OAB? Um dia se o presidente da OAB quiser saber como é que o pai dele desapareceu no período militar, eu conto pra ele. Ele não vai querer ouvir a verdade. Conto pra ele. Não é minha versão. É que a minha vivência me fez chegar e essas conclusões naquele momento. O pai dele integrou a Ação Popular, o grupo mais sanguinário e violento da guerrilha lá de Pernambuco e veio desaparecer no Rio de Janeiro” afirmou Bolsonaro.

Adélio Bispo foi absolvido pela Justiça por ser portador de doença mental (transtorno delirante persistente) e não poder ser responsabilizado criminalmente pelos atos cometidos. O agressor representado por um advogado que não informou quem custeou seus honorários, por isso foi defendido pela OAB, à sombra do que estabelece o Estatuto da Advocacia (Lei nº 8.906, de 4 de julho de 1994) em seu artigo 7º, inciso XIX.

“Art. 7º São direitos do advogado:

Inciso XIX – “Recusar-se a depor como testemunha em processo no qual funcionou ou deva funcionar, ou sobre fato relacionado com pessoa de quem seja ou foi advogado, mesmo quando autorizado ou solicitado pelo constituinte, bem como sobre fato que constitua sigilo profissional”.

Não é a primeira vez que o presidente ataca o presidente da OAB ou o pai de Felipe Santa Cruz. A entidade anunciou que divulgará nota nesta segunda-feira em resposta às últimas declarações de Bolsonaro, que não aceita o contraditório e tenta impor sua vontade na esteira do discurso de ódio que insiste em manter, mesmo depois de quase um ano do encerramento da corrida presidencial.