Cepal projeta desaceleração da economia na América Latina em 2019

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) prevê desaceleração da economia na maioria dos países da região. De acordo com estudo anual da entidade divulgado nesta quarta-feira (31), devido ao fraco desempenho em investimentos, exportações e consumo interno, a projeção de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) na região é 0,5% para 2019, valor inferior a 0,9% observado em 2018.

“Esse desempenho é atribuído aos efeitos de um enfraquecimento sincronizado da economia global, que tem implicado em um cenário internacional desfavorável para a região. No âmbito interno, o baixo crescimento é devido ao pouco dinamismo apresentado pelo investimento, pelas exportações e por uma queda do gasto público e do consumo privado”, diz o estudo.

Segundo a Cepal, diferentemente de anos anteriores, em 2019 a desaceleração será generalizada e afetará 21 dos 33 países da América Latina e do Caribe. Em média, a América do Sul deverá crescer 0,2%, a América Central 2,9% e o Caribe 2,1%.


Para ao Brasil, a entidade a previsão de crescimento do PIB é 0,8%, confirmando as projeções do mercado financeiro nacional. Em 2018, a economia brasileira cresceu 1,1%.

Na avaliação da Cepal, é necessário expandir o espaço de políticas para enfrentar a desaceleração e contribuir para o crescimento econômico, com medidas tanto na área fiscal, como na monetária e relacionadas com o investimento e a produtividade, nos países da América Latina.

A se confirmar a estimativa da Cepal para a economia brasileira, a situação da população tende a ficar ainda pior, principalmente porque as medidas econômicas do governo Bolsonaro ainda dependem de aprovação do Congresso. Para piorar um cenário nada animador, as declarações descabidas do presidente da República contribuem para o quadro de incertezas. (Com ABr)