Libertadores da América: final entre Flamengo e River é transferida de Santiago para a capital peruana

A final da Copa Libertadores da América de 2019, entre Flamengo e River Plate, no próximo dia 23, estava marcada para Santiago, no Chile, mas a Conmebol, em acordo com ambos os clubes, transferiu a partida para o Estádio Monumental de Lima, no Peru.

A decisão foi tomada nesta terça-feira (5), durante reunião que durou cerca de cinco horas, da qual participaram os presidentes do Flamengo, Rodolfo Landim, e do River Plate, Rodolfo D’Onofrio. Também estavam no encontro os presidentes da CBF, Rogério Caboclo, e da AFA, Claudio Tapia.

Os dirigentes dos clubes e os cartolas da Conmebol preferiram não expor torcedores, atletas e patrocinadores ao risco decorrente dos protestos que vem chacoalhando o governo do presidente do Chile, Sebastián Piñera, que, após recuo, deu sinais de estar disposto a enfrentar os manifestantes. Pelo menos é isso que se depreende da declaração de Piñera, que garantiu que não renuncia ao cargo.

A capacidade para 80 mil pessoas do Estádio Monumental foi fator preponderante no momento da escolha de um novo local para a final da Libertadores. O Estádio Nacional, no Chile, tem capacidade para 50 mil torcedores.

Em relação a Santiago, a diferença de horário é de apenas 30 minutos mais cedo, algo visto pela Conmebol como positivo, já que dessa maneira será possível transmitir ao vivo a partida para a Europa. A partida entre Flamengo e River acontecerá às 17 horas (horário de Brasília)


Além dos protestos, que, tudo indica, não devem acabar tão cedo, influenciou na decisão de mudar a partida final da Libertadores o fato de o futebol chileno estar paralisado há mais de três semanas, desde quando iniciaram as manifestações contra o governo Piñera.

Na segunda-feira (4), um dia antes da decisiva reunião na sede da Conmebol, o prefeito de Santiago, Felipe Guevara, disse não fazer sentido organizar uma partida internacional antes da retomada do futebol chileno.

Ingressos e companhias aéreas

Em entrevista coletiva em Luque, no Paraguai, a Conmebol anunciou que devolverá o dinheiro dos ingressos adquiridos para a partida na capital chilena. Diante desse cenário, a entidade revelou que dará prioridade aos que já tinham entradas para a final, caso queiram adquirir ingressos para a disputa que acontecerá na capital peruana. Esse anúncio deixa claro que não haverá substituição automática de ingressos.

O reembolso do valor pago pelos ingressos para a partida em Santiago poderá solicitado à Conmebol, sem que o torcedor tenha a obrigação de comprar novas entradas para Lima. Como mencionado, a entidade apenas dará prioridade aos que já tinham comprado ingresso.

“Estamos tomando todas as providências para que o sistema de devolução de dinheiro para quem comprou ingressos esteja implementado em pouco tempo. Vamos dar prioridade a quem comprou ingresso, para que possam comprar ingressos para o novo palco do jogo”, disse Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol.

A Conmebol revelou estar pronta para dialogar com as companhias aéreas e tentar um acordo que não prejudique os torcedores. A direção da entidade pretende negociar tarifas especiais para remarcação de passagens, assim como para novos voos, usando como argumento o fato de a partida ter sido transferida por motivos alheios à vontade da Conmebol.