Regina Duarte leva carraspana de Carolina Ferraz por uso indevido e político de sua imagem

Quando o UCHO.INFO afirmou que a atriz Regina Duarte corre o risco de se transformar em “fantoche de luxo” de um governo que flerta diuturnamente com o retrocesso e o obscurantismo, os bolsonaristas reagiram enfurecidos, como se o convite feito pelo presidente Jair Bolsonaro não tivesse segundas intenções. Não querer enfrentar a realidade é uma escolha de cada um, mas não se pode fugir à verdade dos fatos.

Necessitando impulsionar sua baixa popularidade, que sofreu um solavanco com o vídeo de conteúdo nazista divulgado pelo então secretário de Cultura, Roberto Alvim, Bolsonaro apostou todas as fichas no convite à atriz global, na esperança de abrir um novo flanco para enfrentar a classe artística, considerada desde sempre como inimiga pela extrema direta tupiniquim.

Encantada com o convite e ainda curtindo a “ressaca” após aceitar oficialmente comandar a pasta da Cultura, Regina Duarte decidiu usar a imagem de alguns colegas de profissão para mostrar à opinião pública que conta com o apoio de artistas renomados e conhecidos. Em sua conta no Instagram, a nova secretária publicou uma colagem com fotos de diversos artistas, com o seguinte texto: “Bóra lá, queridos, pela pluralidade cultural do nosso amado Brasil”.

Na colagem há fotos de Carolina Ferraz, Marcio Garcia, Ary Fontoura, Maitê Proença, Beth Goulart e da autora de novelas Gloria Perez, entre outros.

Não demorou muito para alguém reclamar do uso indevido da própria imagem. Foi o caso da atriz Carolina Ferraz, que em mensagem de áudio passou uma elegante carraspana na colega de profissão, disse que não quer ser usada e, ao final, pediu para que sua foto fosse retirada o quanto antes da internet.

Na mensagem, Carolina Ferraz afirma: “Regina não imaginei que você fosse colocar minha foto ou a foto de qualquer um, né, colega nosso, sem até comentar ou pedir autorização da gente, né. Realmente, torço para que você consiga exercer e fazer a diferença em um governo que desprestigia tanto a classe artística, que persegue tanto a classe artística. Você, sendo uma artista que eu conheço há mais de 30 anos, espero que você faça a diferença. Mas eu não quero ser usada como alguém que está ali no seu Instagram, porque dá a entender que eu apoio o governo Bolsonaro e eu não apoio, Regina. Eu nunca aprovei e nunca compactuei com esse governo e inclusive não votei no Bolsonaro.”

Regina Duarte por certo não gostaria que alguém fizesse o mesmo com sua imagem, até porque pessoas públicas impõem restrições para ações dessa natureza, o que mostra de maneira clara seu despreparo para o cargo.

A atriz, agora dublê de secretária da Cultura, parece não saber a diferença entre “torcer por alguém” e “apoiar alguém”. Querendo ou não a Rainha da Sucata, a diferença é substancial. Resumindo, a Viúva Porcina começou mal.