Boeing com 177 pessoas a bordo sai da pista e se parte em três ao aterrissar em Istambul

Um avião com 171 passageiros e 6 tripulantes, que executava procedimento de aterrissagem no aeroporto Sabiha Gökçen, em Istambul, saiu da pista e se partiu na tarde desta quarta-feira (5). Apesar do acidente, não há registro de vítimas fatais, mas ao menos 120 passageiros ficaram feridos, segundo informações do ministro de Transportes da Turquia, Cahit Turhan, e do governador da província de Istambul, Ali Yerlikaya. Os dois pilotos, um turco e um sul-coreano, ficaram gravemente feridos.

Imagens de uma emissora de televisão turca mostravam socorristas retirando os passageiros por meio das rachaduras da aeronave do modelo Boeing 737-800. O avião se partiu em três pedaços após a “aterrissagem dura”. O prefeito de Istambul, Ali Yerlikaya, informou que equipes de emergência trabalham para retirar os passageiros, que foram levados a hospitais da região.

“Cento e doze resgatistas, bombeiros e trabalhadores da Diretoria de Gerenciamento de Desastres e Crises Naturais (AFAD) estão atuando no local. O processo de evacuação de passageiros continua”, disse Yerlikaya à rede CNN.

O acidente ocorreu no momento em que a aeronave tentava pousar em meio a uma tempestade com fortes ventos, por volta de 20h20 na hora local (14h20 em Brasília).

A parte da frente da fuselagem, compreendendo o cockpit e as primeiras filas, separou-se do resto da aeronave. Uma segunda fissura era visível na parte traseira da aeronave, correspondente às últimas dez filas de poltronas e a cauda da aeronave. Segundo a imprensa turca, 2 crianças estavam no avião.

A aeronave pertence à companhia Pegasus, que opera no sistema “low cost”, e vinha da cidade de Izmir, na costa do Mar Egeu. O aeroporto Sabiha Gökçen é o menor de Istambul e está localizado na parte asiática da cidade – a capital turca tem também parte da sua área no continente europeu. Em razão do incidente, o aeroporto foi fechado e os voos foram transferidos para o Aeroporto de Istambul.

É o segundo incidente envolvendo um Boeing nesta semana. Na segunda-feira (3), um 767-300 da Air Canada precisou fazer um pouso de emergência em Madrid depois que uma roda do trem de pouso se rompeu na decolagem. Os destroços comprometeram um dos motores e a aeronave precisou retornar.