Harvey Weinstein é condenado por estupro e abuso sexual

O produtor de cinema Harvey Weinstein foi condenado nesta segunda-feira (24), em Nova York, pelos crimes de violação e abuso sexual, selando a queda do magnata de Hollywood depois do movimento #MeToo.

A condenação se deu no âmbito das acusações de abuso sexual, ocorrido em 2006, e de estupro, cometido em 2013. O júri inocentou Weinstein da acusação mais séria, a de agressão sexual predatória, que poderia resultar em condenação à prisão perpétua.

Harvey Weinstein, que está preso, aguardará no cárcere o veredicto da Justiça, que anunciará a sentença em 11 de março, informou o juiz James Burke. A defesa do produtor anunciou recorrerá da decisão.

O produtor, de 67 anos, será sentenciado com uma pena que deve variar entre 5 de 25 anos de prisão por agredir sexualmente a assistente de produção Mimi Haleyi, em 2006, e pelo estupro da ex-atriz Jessica Mann, em 2013. No momento do anúncio da decisão do júri, Weinstein parecia resignado e foi visto conversando com seus advogados em seguida.

 
A decisão da Justiça norte-americana acontece após três longas semanas de dolorosos e constrangedores depoimentos envolvendo acusadoras que relataram violações, sexo oral forçado, masturbação e propostas indecorosas justificadas em Hollywood como parte da cultura do chamado “teste do sofá”.

A condenação foi vista como um esperado ajuste de contas, depois que anos de rumores sobre o comportamento de Weinstein se converteram em 2017 em uma avalanche de acusações que destruiu a carreira de Weinsteim, abrindo caminho para o ruidoso #MeToo, movimento global cujo objetivo é incentivar mulheres a denunciarem homens poderosos por assédio sexual.

As mulheres que acusaram Harvey Weinstein de agressão sexual ou estupro “mudaram o curso da história”, disse o promotor de Manhattan na segunda-feira, Cyrus Vance, após o veredicto. Weinstein também foi acusado, em janeiro, de dois ataques sexuais em Los Angeles, pelos quais responderá à Justiça.

Além disso, o outrora festeja produtor de Hollywood responde a vários processos civis, o que poderá render às vítimas indenizações milionárias.