Coronavírus: após dizer que caso confirmado era simples gripe, Mandetta anuncia adoção de medidas

O estado de abdução em que se encontram os bolsonaristas é tão preocupante, que nem mesmo o primeiro caso confirmado de coronavírus (Covid-19) no Brasil escapou dos devaneios da súcia. Em matéria anterior, o UCHO.INFO afirmou que de fato existe certo alarmismo em relação à doença, que já matou mais de três centenas ao redor do planeta, mas ultrapassa as fronteiras da irresponsabilidade um ministro da Saúde que afirma que o caso confirmado – agora na contraprova – não passava de uma simples “gripe” que seria facilmente vencida.

Luiz Henrique Mandetta tem o direito constitucional, como cidadão, de dizer o que bem entender, mas na condição de ministro da Saúde precisa medir suas palavras, pois pessoas com gripe costumam circular livremente, mesmo sabendo que a transmissão do vírus se dá através do contato, na maioria das vezes em locais com aglomeração.

O ministro, que concedeu entrevista ao jornalista Gerson Camarotti, da GloboNews e do portal G1, não deve aderir ao alarmismo, mas não pode tratar com desdém uma doença que tem levado autoridades de vários países a adotarem medidas extremas como forma de conter a contaminação.

 
Como se nada tivesse dito ao jornalista, Mandetta, durante entrevista coletiva concedida na manhã desta quarta-feira (26), afirmou que foram adotadas “medidas de prática de atenção da saúde’. “Em função do nexo com a Itália, o pronto-atendimento teve padrão de excelência. Coletou o material. E ao confirmar que era positivo, fizemos a contraprova, por controle, mas já adotamos todas as medidas de prática de atenção da saúde”, afirmou o ministro.

De acordo com Mandetta, passageiros que estavam no mesmo voo que o paciente cujo teste deu positivo e sentados próximos a ele estão sendo contatados pela Anvisa para que permaneçam atentas a possíveis sintomas como tosse e febre.

Ora, se o caso em que a patologia está instalada no homem, de 61 anos, que viajou recentemente à Itália deve ser tratada como uma “simples gripe”, a exemplo do que sugeriu o ministro da Saúde, não havia necessidade de adotar medidas como as anunciadas.

Há uma diferença entre alarmismo e subestimação na órbita de um caso, como acontece com o coronavírus n Brasil. Os bolsonaristas, que não conseguem enxergar o óbvio por conta da abdução, deveriam procurar saber o significado de ambos os vernáculos, pois de fanfarronice oficial a população está cansada.