Pandemia do novo coronavírus leva a Conmebol a suspender Libertadores e Eliminatórias da Copa do Qatar

 
Enquanto faz vítimas em todos os continentes, a pandemia do novo coronavírus continua produzindo estragos na seara de eventos, muitos cancelados em razão dao avanço da Covid-19, doença que já infectou aproximadamente 118 mil pessoas e matou mais de 4 mil em todo o planeta.

A mais recente informação sobre cancelamento de evento vem da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), que anunciou nesta quinta-feira (12), em razão da pandemia, a suspensão de duas competições esportivas: as próximas partidas da Copa Libertadores da América e as duas primeiras rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo do Qatar.

Em relação à Copa Libertadores, a suspensão durará uma semana e passará a valer a partir da próxima segunda-feira (16). Os jogos da terceira rodada da fase de grupos serão realizados em nova data, a ser definida. Já no caso das Eliminatórias da Copa do Mundo, as partidas seriam disputadas no fim de março, mas a suspensão foi autorizada pela FIFA.

Se a Conmebol de fato está preocupada com o avanço da Covid-19, a suspensão deveria ser aplicada imediatamente, não em data futura, pois a transmissão do novo coronavírus se dá de maneira muito mais intensa e rápida do que se imagina.

 
As partidas da Libertadores desta quinta-feira, válidas pela segunda rodada da competição continental, estão mantidas. De tal modo, os rivais gaúchos Grêmio e Internacional entram em a partir das 21h, em Porto Alegre. Na Argentina, Racing e Alianza Lima se enfrentam com portões fechados em Avellaneda, na região metropolitana de Buenos Aires.

No tocante às Eliminatórias da Copa do Qatar, a Seleção Brasileira tinha estreia agendada para o próximo dia 27 de março, contra a Bolívia, na Arena Pernambuco, no Recife. Na sequência, enfrentaria n o dia 31 a seleção do Peru, em Lima.

De acordo com o cronograma oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os jogadores da Seleção deveriam se apresentar entre os dias 22 e 23 deste mês, diretamente na capital pernambucana. Diante dessas mudanças, a CBF deve se pronunciar sobre a nova data de apresentação dos jogadores.

“Depois de uma análise interna da situação, a FIFA decidiu adiar as partidas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, previstos para a janela de jogos entre os dias 23 e 31 do mês corrente (março)”, informou a FIFA em carta endereçada à Conmebol.