Gene Deitch, ilustrador de “Tom e Jerry” e “Popeye”, morre aos 95 anos em Praga

 
O renomado ilustrador e diretor de animação Gene Deitch morreu aos 95 anos, na última sexta-feira (17), em Praga, na República Tcheca. A informação sobre a morte de Deitch foi confirmada por seu editor, Petr Himmel, que disse à imprensa ser a situação algo inesperado.

Deitch nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, em 8 de agosto de 1924, mas vivia em Praga, desde 1959, com a esposa Zdenka Najmanova. Ele planejava uma estada de apenas 10 dias na cidade, mas lá permaneceu desde que Zdenka.

Episódios das clássicas séries infantis “Tom e Jerry” e “Popeye” foram dirigidos por Deitch. Apesar de terem sido criadas em meados do século passado, essas comédias infantis continuam sendo transmitidas na televisão até pelo fato de os enredos serem atemporais.

 
Gene Deitch também dirigiu um desenho próprio, “Munro”. O curta-metragem tcheco conta a trajetória de uma criança recrutada para o Exército americano. Apesar de ter apenas quatro anos, os adultos não percebem sua idade.

“Munro” foi a primeira obra não americana a ganhar o Oscar na categoria de Melhor Curta-Metragem em Animação, em 1961. Oficialmente, o prêmio foi concedido ao produtor do filme, William L. Snyder.

Aposentado desde 2006, Deitch foi diretor de animação na Weston Woods, que realizava adaptações de livros infantis. O ilustrador escreveu um livro autobiográfico sobre sua vida na República Tcheca durante o governo comunista na década de 1960. A história recebeu o nome de “Pelo Amor a Praga: a verdadeira história de amor do único americano livre em Praga durante 30 anos de comunismo”.