Mortes por Covid-19 no Brasil passam de 75 mil; casos notificados da doença se aproximam de 2 milhões

 
Enquanto integrantes do governo Bolsonaro estão em polvorosa por conta da declaração de que o Exército está associando-se ao genocídio, expressão usada pelo ministro Gilmar Mendes, do STF, para criticar duramente a atuação do Ministério da Saúde no combate ao novo coronavírus, o Brasil ultrapassou nesta quarta-feira (15) a marca de 75 mil mortes por Covid-19.

Números do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgados hoje apontam que mais 1.233 mortes por Covid-19 foram notificadas no País nas últimas 24 horas. Com isso, o total de óbitos pela doença, oficialmente identificados, chegou a 75.366, de acordo com a atualização de dados publicada às 18h. O Brasil registrou oficialmente mais 39.924 casos da doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, elevando o total para 1.966.748.

Diversas autoridades e instituições de saúde em todo o País, no entanto, alertam que os números reais da doença devem ser maiores em razão da falta de testes em massa e da subnotificação. Diante desse cenário, o número de mortes pela Covid-19 deve ser pelo menos o dobro, enquanto o total de casos pode ser 7 vezes maior.

 
Já a taxa de mortalidade por grupo de 100 mil habitantes chegou a 35,9. Em número total de óbitos, o Brasil ocupa a segunda posição no ranking global, atrás apenas dos Estados Unidos. Considerando o contingente populacional, o Brasil aparece em 13° – bem à frente de países vizinhos, como a Argentina (4,42) e o Uruguai (0,9). Com as mortes desta quarta-feira, o Brasil ultrapassou a Holanda em número de mortes por 100 mil habitantes e praticamente empatou com a Irlanda, que está em 12° lugar.

Nações europeias duramente atingidas pela doença, como o Reino Unido (67,76) e a Bélgica (85,69), ainda aparecem bem à frente, mas esses países começaram a registrar seus primeiros casos entre três e quatros semanas antes do Brasil, e o número de óbitos diários está caindo – hoje está na marca das dezenas.

Os Estados Unidos, que têm o maior número absoluto de mortes por Covid-19 no planeta, haviam ultrapassado a marca de 75 mil em 11 de maio, segundo dados da Universidade Johns Hopkins. Desde então, o país registrou mais 61 mil óbitos.

O Conass apontou, na última atualização de dados, que o estado de São Paulo chegou à marca de 393.176 casos. O estado registrou 18.640 mortes – 316 foram notificadas nas últimas 24 horas. O Ceará é o segundo estado com mais casos, 141.248, além de 7.030 mortes pela Covid-19. O Rio de Janeiro é o terceiro colocado, com 134.449, mas com número de mortes superior ao Ceará: 11.757. O número de paciente curados no País, segundo dados do Ministério da Saúde, chegou a 1.255.564.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.