PGR denuncia deputado bolsonarista por ofensas e ameaças ao ministro Alexandre de Moraes, do STF

 
A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou, nesta terça-feira (14), o deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ) pelos crimes de difamação, injúria e coação no âmbito do inquérito que apura os atos democráticos. Trata-se da primeira acusação formal no escopo da referida investigação.

O inquérito tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) e tem como relator o ministro Alexandre de Moraes, foi instaurado para identificar os responsáveis por ofensas e ameaças a integrantes da Corte e do Congresso Nacional, assim como as recentes manifestações antidemocráticas que pediam o fechamento de ambos os Poderes da República.

Na denúncia, a PGR ao supremo a fixação de um valor-base para eventual reparação de danos morais decorrentes dos crimes de difamação e injúria cometidos pelo parlamentar.

De acordo com a denúncia, assinada pelo vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques, o parlamentar fluminense fez, em 16 de junho e 5 de julho passados, duas transmissões ao vivo pela internet, ocasião em que, por cinco vezes, imputou fatos afrontosos à reputação de Alexandre de Moraes e, por 19 vezes, ofendeu a dignidade e o decoro do magistrado.

Segundo a PGR, Otoni de Paula se valeu, em ambas as situações, de “violência moral e grave ameaça para coagir Moraes e, com isso, beneficiar a si mesmo e ao jornalista Oswaldo Eustáquio Filho, que também é alvo do inquérito dos atos antidemocráticos e foi preso por determinação de Moraes.

 
“As expressões intimidatórias utilizadas pelo denunciado escapam à proteção da imunidade parlamentar e atiçam seus seguidores nas redes sociais, de cujo contingente humano já decorreram investidas físicas contra o Congresso e o próprio Supremo”, afirmou o vice-procurador-geral na denúncia.

Um eventual pedido de afastamento de Otoni de Paula de suas funções parlamentares chegou a ser cogitado, mas Jacques afirmou que a PGR descartou tal medida “por confiar no caráter pedagógico imediato do processo penal em curso, reservando-se, contudo, o direito de formular o pedido na hipótese de necessária cautela”.

A PGR requer ao Supremo a expedição de ofícios ao Facebook, Twitter e Google para que preservem e enviem, em até cinco dias úteis, contados a partir da data da notificação, a íntegra do conteúdo dos vídeos em links identificados pelos investigadores.

São alvos do inquérito dos atos antidemocráticos vários aliados do presidente Jair Bolsonaro, como políticos, servidores públicos, empresários e youtubers.

Acreditar que o respectivo processo penal terá caráter pedagógico é desconhecer a realidade atual da política brasileira, que vem sendo afrontada por pessoas que, sob o manto de um mandato eletivo e movidas pela sabujice nauseante, atentam de forma recorrente contra a democracia e o Estado de Direito, como se no País o “vale tudo” reinasse soberano.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.