Casos de Covid-19 no Brasil passam de 2 milhões; mortes pela doença já são quase 77 mil

 
O Brasil ultrapassou, nesta quinta-feira (16), a marca de 2 milhões de casos notificados de Covid-19. O número foi atingido pouco menos de cinco meses após o País registrar oficialmente o primeiro caso da doença, em 25 de fevereiro.

De acordo com números do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Brasil registrou mais 45.403 casos nas últimas 24 horas, elevando o total para 2.012.151. A nova marca também foi ultrapassada menos de um mês depois de o Brasil ter atingido o número de milhão de infectados, em 19 de junho. Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados nesta quinta-feira, 1.296.328 já se recuperaram da doença.

A exemplo do que vem afirmando o UCHO.INFO nos últimos meses, diversas autoridades e instituições de saúde em todo o País alertam que os números reais da doença devem ser maiores em razão da falta de testes em larga escala e da subnotificação. Isso significa que o número de casos deve ser no mínimo sete vez maior, ao passo que o total de mortes em razão da Covid-19 pode ser o dobro do anunciado.

O Brasil é o segundo país com maior número de casos de Covid-19 oficialmente notificados, ficando atrás dos Estados Unidos, que acumula 3,5 milhão de ocorrências.

Os números do Conass apontam ainda que mais 1.322 mortes por Covid-19 foram notificadas no Brasil nas últimas 24 horas, a quarta pior marca diária registrada desde o início da pandemia. Com isso, o total de óbitos pela doença oficialmente identificados chegou a 76.688.

 
Já a taxa de mortalidade por grupo de 100 mil habitantes chegou a 36,5. Em número total de óbitos, o país ocupa a segunda posição no planeta – novamente atrás dos EUA, que acumulam 138 mil mortes.

No cálculo considera a população, o Brasil aparece em 12° lugar, bem à frente de países vizinhos, como a Argentina (4,61) e Uruguai (0,9). Na quarta-feira, o Brasil ultrapassou a Holanda (35,72) em número de mortes por 100 mil/hab. Nesta quinta-feira, foi a vez de passar a Irlanda (36,02).

Nações europeias duramente atingidas pela doença, como o Reino Unido (67,89) e a Bélgica (85,69), ainda aparecem bem à frente, mas esses países começaram a registrar seus primeiros casos entre três e quatros semanas antes do Brasil, e o número de óbitos diários está caindo – no caso britânico, está na casa das dezenas, já a Bélgica tem registrado vários dias seguidos sem mortes.

Na quarta-feira (15), o Brasil completou dois meses sem um ministro da Saúde. O posto vem sendo ocupado interinamente desde 15 de maio pelo general Eduardo Pazuello, que não tem experiência na área da saúde e indicou militares para quase todos os postos-chave da pasta. Sob a gestão de Pazuello, as mortes e novas notificações de casos de Covid-19 disparam no País. Foram 61 mil novos óbitos registrados desde que os militares passaram a comandar o Ministério da Saúde.

Dados da Universidade Johns Hopkins mostram que 586 mil pessoas já morreram de Covid-19 em todo o planeta, sendo que o número total de casos identificados chega a 13,6 milhões. Enquanto isso, o presidente Jair Bolsonaro diz que Pazuello é “o homem certo no lugar certo”.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.