Líderes globais oferecem apoio ao Líbano após explosões devastadoras em Beirute

 
Condolências e anúncios de ajuda chegaram de todas as partes ao Líbano nesta quarta-feira (5), depois que a capital Beirute foi atingida por duas devastadoras explosões que mataram ao menos 135 pessoas e deixaram 5 mil feridos e 300 mil desabrigados. Um sinal de solidariedade foi enviado inclusive por Israel, com quem o país oficialmente ainda está em guerra.

O primeiro-ministro do Líbano, Hassan Diab, pediu aos “países amigos” que apoiassem um país que, além da pandemia de Covid-19, enfrenta sua pior crise econômica dos últimos anos. Alemanha, França, EUA, Irã e até a nação inimiga de Israel ofereceram ajuda.

Após as explosões no porto da capital libanesa, Israel ofereceu apoio ao país vizinho. Por intermédio de mediadores internacionais, os ministros israelenses da Defesa, Benny Gantz, e do Exterior, Gabi Aschkenasi, “ofereceram ajuda médica e humanitária, além de apoio emergencial”, de acordo comunicado divulgado.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, comunicou ter instruído o chefe do Conselho de Segurança Nacional (NSC), Meir Ben-Shabbat, a dialogar com o coordenador especial da ONU para o processo de paz no Oriente Médio, Nikolay Mladenov, para esclarecer como Israel pode ajudar ainda mais o Líbano.

Também vieram compromissos de ajuda de outros cantos do planeta. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou suas condolências. “Os EUA estão prontos para ajudar o Líbano”, disse Trump, na Casa Branca. “Estaremos lá para ajudar. Parece um ataque terrível”, disse o mandatário norte-americano.

As causas das explosões que culminaram no desastre não estão claras. Sem apresentar nenhuma prova, Trump, no entanto, especulou publicamente sobre um suposto “ataque” com um “tipo de bomba”. “Encontrei alguns de nossos grandes generais e eles parecem achar que sim… Este não foi algum tipo de explosão de fabricação. Eles parecem acreditar que foi um ataque. Foi algum tipo de bomba, sim.”

O Hezbollah, grupo xiita libanês apoiado pelo Irã, afirmou que não acredita que ataques com foguetes israelenses estejam por trás das explosões. Militares israelenses também negaram envolvimento.

O primeiro-ministro libanês disse que 2.750 toneladas de nitrato de amônio – um produto químico volátil com muitos usos, como na fabricação de fertilizantes agrícolas e combustível de foguetes – que estavam armazenadas há anos num armazém no porto explodiram, mas também anunciou que investigações foram iniciadas e que os responsáveis serão encontrados.

Alguns dos Estados do Golfo estavam entre os primeiros países que prometeram ajuda. O Qatar anunciou o envio de hospitais de campanha para cuidar dos milhares de feridos. O Kuwait concordou em enviar ajuda médica de emergência. O ministro do Exterior da Jordânia, Aiman Safadi, disse que seu país está pronto para qualquer ajuda que o Líbano necessitar. O Iraque também ofereceu o envio de ajuda médica emergencial.

 
Matérias relacionadas
O que se sabe até o momento sobre a megaexplosão em Beirute
O que faz o nitrato de amônio ser tão perigoso
Nitrato de amônio provocou tragédia na Alemanha há 99 anos

Declarações semelhantes vieram do Irã. O ministro das Relações Exteriores, Mohammed Java Sarif, escreveu em seu Twitter que o Irã está orando pelo “grande e resiliente povo do Líbano” e concluiu com o lema muito usado em tragédias: “Fique forte, Líbano”.

O presidente da França, Emmanuel Macron, publicou mensagens em sua conta oficial no Twitter em francês e depois em árabe. “Expresso minha solidariedade fraterna com o povo libanês após a explosão”, escreveu Macron, acrescentando que “várias toneladas” de ajuda e recursos franceses já estavam a caminho de Beirute.

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, também prometeu apoio ao Líbano. O Ministério do Exterior da Alemanha comunicou que funcionários da embaixada alemã no Líbano estavam entre os feridos pela explosão.

A Alemanha anunciou que está enviando uma equipe de resgate urbano para Beirute. A Agência Federal de Assistência Técnica (THW) ajudará nos esforços na “procura e recuperação” de pessoas nos escombros, disse um porta-voz governamental após uma reunião da unidade de gerenciamento de crise do governo alemão.

A equipe será composta por 47 pessoas, está pronta para deixar a Alemanha e “apoiará a gestão de crise da embaixada” com entregas e serviços.

Holanda, República Checa e Rússia também estão enviando equipes de resgate para ajudar na busca por sobreviventes entre os escombros, assim como equipes de tratamento médico. As autoridades holandesas relataram o envio de 67 agentes humanitários a Beirute, incluindo médicos, policiais e bombeiros.

A equipe da República Checa, que também está a caminho do Líbano, inclui uma unidade de bombeiros especializada no resgate de pessoas soterradas após explosões em áreas urbanas. A unidade inclui cinco cães de busca com seus treinadores e 30 funcionários adicionais. Enquanto isso, a assistência médica de emergência do Kuwait chegou a Beirute.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, afirmou que a União Europeia (UE) “está pronta para prestar assistência e apoio”. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, enviou um telegrama ao seu homólogo libanês, Michel Aoun, no qual oferece suas condolências pelas vidas perdidas com a explosão.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse que as fotos de Beirute eram “chocantes” e que o Reino Unido oferece ajuda, inclusive para cidadãos britânicos afetados pela explosão.

O Itamaraty também emitiu nota de solidariedade ao povo e ao governo do Líbano. A nota destaca que o Ministério das Relações Exteriores brasileiro “acompanha com atenção os acontecimentos na cidade” e que “não há, até o momento, notícia de cidadãos brasileiros mortos ou gravemente feridos”. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.