OCDE revê efeitos da pandemia e melhora previsões para PIB global, incluindo o Brasil

 
O impacto da pandemia do novo coronavírus sobre a economia global provocará em 2020 recuo da atividade na casa de 4,5%, estimativa menos pessimista que o cálculo anterior, de queda de 6%, afirmou nesta quarta-feira (16) a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Para 2021, a OCDE prevê que o PIB global crescerá 5%, ou 0,2 ponto percentual menos do que o estimado em junho. Porém, se a incerteza for maior do que o estimado e os surtos se intensificarem, o crescimento poderá ser 2,5 ou 3 pontos inferior.

Para o Brasil, a previsão também é melhor. A OCDE calcula agora uma queda de 6,5% em 2020, ante 7,4% em junho, e prevê uma alta de 3,6% em 2021, ante 4,2% em junho, no cenário mais otimista. No cenário mais pessimista, a alta no ano que vem seria de apenas 1%. A previsão anterior era de 2,4%.

Na Alemanha, a queda no PIB neste ano deverá ser de 5,4%, e não 6,6%, como anteriormente previsto. Na França, (9,5%), na Itália (10,5%) e na zona do euro (7,9%), o recuo deverá ser bem maior.

Já a China deverá crescer 1,8% neste ano e 8% em 2021, afirmou a organização.

 
Segundo a OCDE, se a confiança das empresas e dos consumidores aumentar mais rapidamente do que o previsto, os novos surtos de Covid-19 exigirão apenas medidas de contenção leves e localizadas. No caso de ser encontrado um tratamento ou vacina mais cedo do que o previsto, o PIB mundial poderá crescer até 7% em 2021.

“O mundo está enfrentando sua desaceleração mais dramática desde a Segunda Guerra Mundial. Não há como amenizá-lo”, disse o economista-chefe da OCDE, Laurence Boone, na apresentação do relatório, enfatizando que menos consumo, produção e investimento levam inevitavelmente a menos trabalho.

A OCDE ressaltou que seus cálculos estão sempre sujeitos à evolução da pandemia de covid-19 e às medidas de contenção adotadas pelos governos. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.