Covid-19: diagnósticos de Trump e da primeira-dama dos EUA geram solidariedade, mas também críticas

 
A notícia de que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e sua esposa, Melania, contraíram o novo coronavírus geraram as esperadas reações oficiais de simpatia. Mas também outras marcadas por sarcasmo, devido a ele ter menosprezado a pandemia de Covid-19 desde o início, assim como por seu comportamento belicoso em relação a outros governos e entidades que decidiram tratar a doença com a necessária responsabilidade.

Enquanto a imprensa internacional registrou incertezas sobre como o diagnóstico deverá afetar as eleições americanas de 3 de novembro – nas quais Trump tenta a reeleição, em uma campanha polarizada contra o democrata Joe Biden –, líderes mundiais desejaram melhoras ao casal, através de seus perfis oficiais no Twitter.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, expressou solidariedade para com o chefe de Estado americano: “Meus melhores desejos para o presidente Trump e a primeira-dama. Espero que ambos tenham uma rápida recuperação do coronavírus”. Johnson contraiu o novo coronavírus em abril e chegou a ser internado em UTI, após agravamento dos sintomas.

O premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, escreveu: “Assim como milhões de israelenses, Sara [sua esposa] e eu estamos pensando no presidente Donald Trump e na primeira-dama Melania Trump, e desejamos a nossos amigos uma recuperação rápida e total.”

“Desejo a meu amigo Donald Trump e à primeira-dama uma rápida recuperação e boa saúde”, escreveu o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, também estendeu votos de melhora rápida ao casal, lembrando que a Covid-19 “é uma batalha que continuamos a lutar. Todos os dias. Não importa onde vivamos”.

A chanceler alemã Angela Merkel transmitiu ao líder americano desejos de uma melhora rápida: “Espero que eles se recuperem bem do coronavírus e estejam logo completamente saudáveis”, citou seu porta-voz, Steffen Seibert, no Twitter.

 
O porta-voz do governo francês, Gabriel Attal, também desejou recuperação rápida ao casal presidencial, mas aproveitou para deixar uma crítica no ar: “Isso demonstra que o vírus não poupa ninguém, inclusive aqueles que demonstraram ceticismo.”

Em conferência de imprensa, o porta-voz Dmitry Peskov transmitiu uma mensagem do presidente russo, Vladimir Putin, a seu homólogo americano: “Estou convencido de que sua vitalidade, boa disposição e otimismo lhe ajudarão a lidar com esse perigoso vírus. É claro que desejamos ao presidente Trump uma melhora rápida e fácil.”

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, também desejou recuperação rápida ao casal. A OMS se tornou um dos principais alvos de Trump durante a pandemia. O americano acusou a entidade de ser “marionete da China” e de administrar mal a doença e anunciou a saída dos EUA da organização da qual o país é um dos principais financiadores.

O adversário de Trump nas eleições presidenciais de novembro, o democrata Joe Biden, também desejou melhoras a Trump. “Jill [sua esposa] e eu enviamos nossos pensamentos ao presidente Trump e à primeira-dama Melania Trump por uma recuperação rápida. Continuaremos a rezar pela saúde e segurança do presidente e sua família”, escreveu.

Na China, onde teve início a pandemia de Covid-19, as reações foram menos positivas. Trump acusou várias vezes o país de disseminar a doença para o mundo, referindo-se repetidamente ao SARS-CoV-2 como “vírus da China”.

Segundo a agência oficial de notícias Xinhua, não houve ainda uma declaração oficial imediata do governo em Pequim, enquanto o país entra no segundo dia de um feriado nacional. O editor do jornal estatal “Global Times”, Hu Xijin, escreveu no Twitter que “o presidente Trump e a primeira-dama pagaram o preço por apostar no menosprezo à Covid-19”.

“A notícia demonstra a gravidade da situação pandêmica nos EUA e vai impor uma imagem negativa de Trump e dos EUA, além de afetar negativamente sua reeleição”, completou o jornalista. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.