Prêmio Nobel de Física vai para pesquisadores que descobriram formação do “buraco negro”

 
O Nobel de Física de 2020 premiou três cientistas cujas pesquisas resultaram na descoberta de como se dá a formação dos buracos negros no universo, comunicou nesta terça-feira (6) a Academia Real de Ciências da Suécia, em Estocolmo. Os agraciados são o britânico Roger Penrose, o alemão Reinhard Genzel e a americana Andrea Ghez.

A premiação celebra “um dos mais exóticos objetos no universo”, ou seja, os buracos negros, “onde o tempo parece estar suspenso”, disseram os membros do comitê.

Os escolhidos recebem uma medalha de ouro e uma premiação de 10 milhões de coroas suecas (em torno de R$ 6,2 milhões). Metade do prêmio vai para Penrose, por demonstrar através da matemática que a formação dos buracos negros é possível, com base na teoria da relatividade elaborada por Albert Einstein.

A outra metade será dividida entre Genzel e Ghez por descobrirem que “um objeto invisível e extremamente pesado governa a órbita das estrelas no centro de nossa galáxia”, explicaram os membros da Academia. Ghez é a quarta mulher a receber o Nobel de Física.

 
Matéria relacionada
. Prêmio Nobel de Medicina vai para descobridores da hepatite C

O secretário-geral da academia sueca, Goran K. Hansson, disse que o alemão e a americana foram escolhidos para a premiação “pela descoberta de um objeto compacto e supermassivo no centro de nossa galáxia”.

“As descobertas dos laureados deste ano abriram novos terrenos para o estudo de objetos compactos e supermassivos”, disse o presidente do Comitê do Nobel de Física, David Haviland.

No ano passado, o Nobel de Física foi para outro trio de cientistas, que contribuiu para ampliar a compreensão da evolução do universo e do lugar da Terra no cosmos. Os vencedores foram o canadense James Peebles, pelo desenvolvimento teórico da cosmologia física, e os suíços Michael Mayor e Didier Queloz, pela primeira descoberta de um planeta fora do Sistema Solar, ou exoplaneta.

Na segunda-feira (5) foi anunciado o Nobel de Medicina, que premiou um trio de cientistas Harvey Alter, Charles Rice e Michael Houghton pela descoberta do vírus da hepatite C. Nos próximos dias, serão anunciados os prêmios de Química, de Literatura e de Economia, além do Prêmio Nobel da Paz. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.