Alemanha registra mais de 10 mil casos diários de Covid-19 pela primeira vez

 
O número de novos casos diários de Covid-19 na Alemanha subiu drasticamente e ultrapassou a marca de 10 mil pela primeira vez desde o começo da pandemia. O Instituto Robert Koch (RKI), agência governamental para o controle e prevenção de doenças infecciosas, informou nesta quinta-feira (22) que foram registrados 11.287 casos em 24 horas.

O recorde anterior havia sido no sábado passado, com 7.830 novas infecções. No total, foram registrados três vezes mais casos nos últimos sete dias do que há duas semanas.

Exatamente há uma semana, a Alemanha registrou pela primeira vez mais casos diários do que na primavera europeia, auge da pandemia no continente. No entanto, as autoridades ressaltam que os números atuais são apenas parcialmente comparáveis aos do começo do ano, porque, agora, são realizados significativamente mais testes e, portanto, mais infecções são descobertas.

Desde o início de setembro, o número de testes oscilou entre 1,1 e 1,2 milhão por semana. No entanto, a taxa de resultados positivos subiu de 0,75% para 3,63%. Há duas semanas, os laboratórios enfrentam um aumento na demanda por testes. Alguns apontaram problemas de entrega de materiais de trabalho.

Contenção, proteção e mitigação

O presidente do RKI, Lothar Wieler, classificou a situação na Alemanha como “muito séria”. Em coletiva de imprensa em Berlim, ele disse que agora é possível que o novo coronavírus se espalhe de “forma descontrolada” em algumas regiões.

Wieler afirmou que o combate ao novo coronavírus na Alemanha atualmente se concentra em três pilares: contenção, proteção e mitigação, e que não vê motivos para mudar essa estratégia.

“Não somos impotentes”, disse, referindo-se ao comportamento de todos os cidadãos. “No momento, ainda temos uma chance de desacelerar a disseminação do vírus”, completou.

Wieler destacou que, em comparação com a primeira onda da pandemia, a disseminação do coronavírus em residências está aumentando significativamente. O motivo é que as pessoas são infectadas, principalmente, durante encontros privados. Por outro lado, segundo ele, os contágios em transportes públicos locais, hotéis e escolas são raros.

 
Apesar do maior número de infecções do que no começo da pandemia, Wieler explicou que, no momento, os jovens são os mais afetados, o que, em geral, implica em casos menos graves de Covid-19. No entanto, a proporção de pessoas mais velhas com o novo coronavírus também está aumentando, e o número de pacientes com Covid-19 em hospitais está crescendo.

Atualmente, 943 pessoas com Covid-19 estão internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) – o dobro de duas semanas atrás.

Para desacelerar a propagação do vírus, Wieler apelou aos cidadãos que cumpram as regras. Isso inclui seguir as normas de higiene mesmo em lugares abertos, respeitar o distanciamento social, ventilar espaços internos e usar máscaras.

O presidente do RKI também explicou que houve mais mortes na primavera porque a Alemanha, de certa forma, foi pega de surpresa pela velocidade de propagação do novo coronavírus. Além disso, as medidas de proteção de grupos de risco, como idosos e doentes crônicos, ainda não eram tão eficientes. Segundo ele, hoje em dia, lares de idosos e hospitais estão mais protegidos.

Números refletem propagação de dias atrás

De acordo com especialistas, as infecções recentemente relatadas são uma indicação de quão forte o vírus era na sociedade há cerca de uma semana, devido ao tempo entre a infecção, o teste, o resultado e a notificação. Por essa razão, deve demorar algum tempo até que as novas medidas de contenção da disseminação do vírus possam se refletir nos números.

Recentemente, o RKI informou que um terço de todos os distritos e cidades registrados estavam acima do limite de 50 novas infecções por 100 mil habitantes por semana, razão pela qual medidas de proteção mais rígidas entraram em vigor em muitos lugares. Em cerca de 30 distritos e cidades, o número era superior a 100 infecções por 100 mil habitantes em sete dias.

Segundo o RKI, desde o começo da pandemia, a Alemanha registou ao menos 392.049 casos de novo coronavírus e 9.905 mortes – e mais de 306 mil pacientes já estão recuperados.

Na quarta-feira, o ministro da Saúde da Alemanha, Jens Spahn, testou positivo para o novo coronavírus. Ele entrou imediatamente em quarentena em sua residência após receber o resultado.

Spahn, de 40 anos, uma das figuras mais célebres na luta contra a Covid-19 na Alemanha, apresentou apenas sintomas semelhantes aos de um resfriado, afirmou o porta-voz do governo, acrescentando que todas as pessoas com quem ele teve contato nos últimos dias estão sendo informadas. Spahn é o primeiro ministro da chanceler federal, Angela Merkel, a testar positivo para a Covid-19. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.