Populismo perdeu apoio na Europa, aponta pesquisa realizada em vários países

 
Crenças populistas perderam apoio considerável na Europa ao longo do último ano, segundo apontou ampla pesquisa realizada pelo instituto YouGov em vários países.

O YouGov-Cambridge Globalism Project, levantamento envolvendo cerca de 26 mil pessoas em 25 nações e feito em parceria com o jornal britânico “The Guardian”, mostrou uma queda nas tendências populistas neste ano em todos os oito países europeus onde a pesquisa foi realizada em 2020 e no ano passado, podendo, portanto, ser comparados.

O instituto usa como base para o levantamento posições tipicamente populistas sobre uma série de questões, da imigração à vacinação, redes sociais e globalização. Os entrevistados são questionados sobre se concordam ou não com cada uma dessas declarações.

Realizada entre julho e agosto deste ano, a pesquisa descobriu que no Reino Unido, Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Polônia, Espanha e Suécia – e também nos não europeus Austrália, Canadá e Estados Unidos – menos pessoas concordaram com a afirmação de que “o poder de alguns interesses especiais impede nosso país de fazer progressos”.

Em alguns países a queda foi acentuada: de 33% para 22% na Dinamarca, ou 11 pontos percentuais a menos entre 2019 e 2020, além de declínios de nove pontos percentuais no Reino Unido, nove pontos na Alemanha, oito na França, seis na Itália e quatro na Polônia.

A pesquisa apontou quedas semelhantes no apoio a outras declarações consideradas de visão populista – incluindo uma baixa de 20 pontos percentuais na Dinamarca e 15 na Alemanha para a ideia de que “muitas informações importantes são deliberadamente ocultadas do público por interesses próprios”.

Declínios significativos foram observados ainda em apoio à visão de que “meu país está dividido entre pessoas comuns e elites corruptas que as exploram”: foram 11 pontos percentuais a menos na Dinamarca, nove pontos na Alemanha, sete na Itália e cinco na França.

Também houve queda, mas menos acentuada, no apoio à declaração de que “a vontade do povo deveria ser o princípio mais elevado da política deste país”: oito pontos percentuais na Polônia, três na Alemanha e dois na Itália.

Apesar das quedas observadas entre 2019 e 2020, os níveis de apoio às afirmações consideradas populistas permanecem altos em vários países. Em sete das oito nações europeias consultadas, entre 60% e 74% dos entrevistados disseram concordar que a “vontade do povo” deveria prevalecer.

Contudo, diferenças consideráveis foram vistas entre os países. Por exemplo, 56% dos entrevistados na França e 66% na Espanha concordaram que seu país estava dividido entre pessoas comuns e uma elite corrupta, contra 34% na Suécia e 18% na Dinamarca.

 

Imigração

A imigração – uma questão política profundamente explorada por todos os partidos populistas de direita da Europa – é um dos pontos-chave da pesquisa do YouGov.

Em cinco países europeus – além de EUA, Canadá e Austrália –, caiu a proporção de pessoas que concordam com a declaração de que “os custos da imigração superam os benefícios”. Foram sete pontos percentuais a menos na França e na Itália, e cinco na Alemanha.

Por outro lado, questionadas sobre migrações futuras a seus respectivos países, em sete das oito nações europeias mais pessoas apoiaram um corte no número de imigrantes. Na França, por exemplo, 51% dos entrevistados disseram que a imigração deveria ser reduzida no futuro, enquanto em 2019 esse índice havia sido de 36%.

O sentimento anti-imigração também se manteve forte na Suécia, onde 65% dos entrevistados disseram que menos migrantes deveriam ter permissão para entrar no futuro, ante 58% no ano passado. Os números são semelhantes na Itália: 64% em 2020, contra 53% em 2019.

O país onde uma onda anti-imigração foi mais observada é a Grécia, incluída na pesquisa pela primeira vez em 2020. Quase quatro em cada cinco entrevistados querem uma redução no número de imigrantes chegando ao país, com 62% dizendo que esse corte deve ser “muito alto”.

Entre os oito países europeus pesquisados, apenas a Polônia contrariou essa tendência: 32% concordam que a imigração deve ser reduzida no futuro, contra 37% em 2019.

Onda populista

O populismo cresceu rapidamente como força política na Europa nos últimos anos. O apoio a partidos populistas em eleições nacionais em todo o continente aumentou de 7% para mais de 25% nas últimas duas décadas.

Líderes populistas de direita e extrema direita – como Matteo Salvini na Itália e Viktor Orbán na Hungria – surgiram em vários países, com partidos populistas passando a integrar o governo em quase uma dúzia de nações europeias.

Na Alemanha, o partido populista de direita Alternativa para a Alemanha (AfD) entrou pela primeira vez no Parlamento em 2017 e já é dono da terceira maior bancada do Bundestag. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.