Ataque com faca deixa três mortos em Nice, na França

 
Ao menos três pessoas morreram, incluindo uma mulher que foi degolada, em ataque com faca perpetrado nesta quinta-feira (29) em uma igreja de Nice, cidade no sul da França. O agressor foi ferido a tiros pela polícia e levado a um hospital da cidade localizada na lendária “Baie des Anges”.

Um homem e uma mulher foram mortos dentro da Basílica Notre-Dame, e uma terceira pessoa, uma mulher, foi gravemente ferida e morreu num café nas imediações, onde ela havia se refugiado, segundo policiais. O atentado ocorreu por volta das 9h (horário local).

Procuradores antiterrorismo abriram investigação de assassinato relacionada à ação terrorista. O motivo do atentado ainda não foi esclarecido, mas ele ocorreu no momento em que a França está em alerta elevado para atos terroristas em meio a tensões envolvendo caricaturas do profeta Maomé.

O prefeito de Nice, Christian Estrosi, disse a jornalistas no local do crime que o agressor ficou repetindo as palavras “Allah Akbar” (Deus é o maior, em árabe) e foi “neutralizado com tiros” pela polícia, que o medicou antes de levá-lo ao hospital.

Estrosi comparou o ataque com o recentemente cometido contra o professor Samuel Paty, que foi decapitado por um islamista nas proximidades de Paris por ter exibido caricaturas do profeta Maomé em sala de aula.

O homem morto é o sacristão da igreja, disse o prefeito. A informação foi mais tarde confirmada por um cônego, que acrescentou que a vítima tinha cerca de 45 anos.

 
Matérias Relacionadas
. Atentado terrorista com caminhão deixa mais de 70 mortos e 100 feridos em Nice, no sul da França
. Autor do atentado terrorista em Nice é formalmente identificado por autoridades francesas
. Hollande afirma que ataque em Nice foi terrorista; em 18 meses a França foi alvo de três atentados
. Multidão homenageia vítimas de atentado em Nice com minuto de silêncio

Um investigador também disse que o agressor gritou “Allah Akbar” durante o atentado e acrescentou que se trata de um homem que teria se identificado como Brahim e afirmou ter 25 anos. O jornal local “Nice-Matin” informou que o agressor se chama Brahim A., tem 21 anos e era desconhecido da polícia.

O Palácio do Eliseu, residência oficial do chefe do Estado francês, anunciou que o presidente Emmanuel Macron irá a Nice ainda nesta quinta-feira.

“Só posso condenar com veemência a covardia desse gesto contra pessoas inocentes”, afirmou o delegado-geral do Conselho Francês do Culto Muçulmano, Abdallah Zekri.

A Basílica Notre-Dame fica na avenida Jean Médecin, a rua comercial mais movimentada da cidade do sul da França.

Em 2016, um atentado terrorista deixou 86 mortos na Promenade des Anglais, a avenida beira-mar de Nice, no dia 14 de julho, a data nacional francesa. Um tunisiano de 31 anos, Mohamed Lahouaiej-Bouhlel, avançou com um caminhão sobre a multidão reunida no local.

Ataques em Avignon e na Arábia Saudita

Poucas horas depois do atentado em Nice, um homem armado foi morto pela polícia em Avignon depois de ter ameaçado transeuntes e se recusado a largar a arma curta que portava. As primeiras informações da polícia são de que a ação não tem “caráter islamista”, mas todas as opções estão sendo investigadas.

Em Jeddah, na Arábia Saudita, um homem armado com faca atacou um vigia do consulado francês. A embaixada da França em Riad comunicou que o agressor foi detido pela polícia. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.