Líderes globais manifestam solidariedade à França após atentado terrorista em Nice

 
Diversos chefes de governo e de Estado manifestaram solidariedade à França após um atentado com três mortos em Nice, na manhã desta quinta-feira (29).

A chanceler alemã Angela Merkel disse que está “profundamente abalada com esses assassinatos horríveis numa igreja”. “A Alemanha está ao lado da França neste momento difícil.”

O governo da Turquia condenou o “ataque selvagem” e também expressou solidariedade, em meio à tensão entre Ancara e Paris devido a caricaturas do profeta Maomé.

“Condenamos firmemente o ataque que foi cometido no interior da igreja Notre-Dame de Nice e apresentamos nossas condolências às pessoas próximas das vítimas”, declarou o Ministério do Exterior da Turquia.

“Está claro que quem comete um ataque selvagem como esse dentro de um local de culto sagrado não pode ser movido por qualquer tipo de valor religioso, humano ou moral”, acrescentou.

A Arábia Saudita também se manifestou. O Ministério do Exterior saudita afirmou que “rejeita categoricamente atos extremistas que são contrários a todas as religiões, fés e bom-senso”.

 
Matéria relacionada
. Ataque com faca deixa três mortos em Nice, na França

Solidariedade de europeus

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, chamou o ataque de vil e defendeu uma frente em defesa da liberdade e da paz. “Nossas convicções são mais fortes do que o fanatismo, o ódio e o terrorismo”, afirmou.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, declarou-se chocado com o ataque, que chamou de bárbaro, e acrescentou que o Reino Unido está ao lado da França contra o terrorismo e a intolerância.

O Vaticano condenou o atentado e comunicou que o Papa Francisco ora pelas vítimas e seus familiares. “O terrorismo e a violência jamais podem ser aceitos”, destaca o comunicado da Santa Sé.

Também a União Europeia manifestou solidariedade, por meio dos presidentes do Parlamento Europeu, David Sassoli, e do Conselho Europeu, Charles Michel. Sassoli disse que os europeus devem se unir contra a violência e aqueles que tentam incitar o ódio.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.