Dias após testar positivo para Covid-19, Pazuello é internado em Brasília com quadro de desidratação

 
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, foi internado na sexta-feira (30) em hospital particular em Brasília. Há nove dias, Pazuello testou positivo para a Covid-19 e desde então estava em isolamento.

De acordo com o Ministério da Saúde, a internação ocorreu após exames de acompanhamento de tratamento da Covid-19 diagnosticarem um quadro de desidratação. “Pazuello permanece na unidade de saúde para hidratação e acompanhamento médico e deve ser liberado em breve”, destaca nota divulgada pela pasta.

O ministério não forneceu mais detalhes sobre o estado de saúde de Pazuello, mas negou que seu quadro tenha se agravado.

Em 21 de outubro, Eduardo Pazuello anunciou ter testado positivo para a Covid-19. Na ocasião, ele se sentiu mal e chegou a ter febre. Contrariando recomendações de isolamento, o ministro recebeu o presidente Jair Bolsonaro um dia após o diagnóstico, e, sem máscara de proteção, os dois participaram juntos de uma transmissão ao vivo na internet.

O ministro disse durante a transmissão que estaria tomando hidroxicloroquina e azitromicina contra a covid-19. A eficácia de ambos os medicamentos no tratamento contra o novo coronavírus não tem comprovação científica.

 
Pazuello está no cargo desde maio, primeiro como ministro interino e depois efetivo, tendo substituído o médico Nelson Teich, que ficou menos de um mês no posto.

Sem experiência na área de gestão da saúde pública, Pazuello logo se tornou um facilitador das vontades de Bolsonaro no ministério, mesmo quando as ordens se chocavam com o consenso científico. Ele editou protocolos para a expansão do uso da hidroxicloroquina e chegou a tentar esconder os números da pandemia.

Por outro lado, tentou melhorar as relações do ministério com os governadores, que estavam em pé de guerra com Bolsonaro por causa das atitudes erráticas do presidente – o mandatário sempre minimizou o vírus e agiu sistematicamente para sabotar a imposição de medidas de distanciamento social no país.

Além de Pazuello, outros 11 dos 23 ministros de Bolsonaro já foram infectados. Entre eles estão Walter Braga Netto (Casa Civil), Jorge Oliveira (Secretaria-Geral), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Onyx Lorenzoni (Cidadania), Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia e Inovações), Milton Ribeiro (Educação) e Bento Albuquerque (Minas e Energia).

Em julho, o próprio presidente da República também testou positivo para a covid-19, após meses ignorando recomendações médicas sobre evitar aglomerações. Pouco menos de três semanas depois, ele disse ter ficado livre do vírus. Sua esposa, Michelle, e seu filho Flávio Bolsonaro também foram infectados. (Com agências de notícias)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.