Dia de eleição municipal

(*) Gisele Leite

Em plena pandemia de Covid-19 acontece a eleição municipal no Brasil. Mesmo diante de impropérios federais e ameaças bélicas em bravatas cada vez mais cotidianas. Enquanto isto, um Estado, o Amapá continua às escuras e terá suas eleições municipais adiadas.

Elegeram-se prefeitos e vereadores de 5.570 municípios. A cidade é a realidade pública mais próxima do cidadão. Aja com consciência e vote. Exerça sua cidadania, escolhendo o candidato que deseja para ser prefeito e vereador.

Lembre-se que vereadores e prefeitos são os principais cabos eleitorais de governadores e deputados estaduais, que por sua vez, são relevantes para os candidatos ao Executivo e ao Legislativo federais.

Em verdade, desde nossa redemocratização as eleições municipais são um termômetro para aferir o humor popular em relação de quem ocupa o poder em nosso país. Desde a guinada conservadora em 2016, deu-se o clima de insatisfação com a política, em especial com a esquerda.

A eleição municipal de 2020 é especial ainda por outro motivo, é a primeira com a proibição de coligações proporcionais. Os partidos podem até se unir para apoiar um candidato a prefeito, porém, seus vereadores vão brigar individualmente para se elegerem. Preconiza-se que a fragmentação partidária no país, irá reduzir muito a partir de 2021.

Enquanto isso, o governo bolsanariano registra uma demissão por mês, em média, de um militar de alta patente colocado em algum posto estratégico da administração federal.

A curtíssima permanência de generais, brigadeiros e até almirantes em funções civis só evidencia o crescente desgaste da relação entre Bolsonaro e a caserna, em menos de dois anos de gestão. Ademais, o capitão pouco polido se torna vingativo com generais, especialmente, e o clima com o Vice-Presidente é publicamente desagradável. Os militares brasileiros não merecem o tratamento aviltante do Comandante da Nação.

(*) Gisele Leite – Mestre e Doutora em Direito, é professora universitária.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.