EUA registram novo recorde diário de mortes por Covid-19; total de óbitos passa de 273 mil

 
Os Estados Unidos registraram um novo recorde de mortes por Covid-19. Em 24 horas, foram registrados no país 3.157 óbitos pela doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (3). O número de novas infecções pelo coronavírus também superou a média diária de 200 mil e o de internações passou pela primeira vez de 100 mil.

A ocorrência dessas três marcas em um único dia gera forte sinal de alerta e pode indicar que o pior ainda está por vir. Isso se deve, em parte, à disseminação do novo coronavírus durante o feriado do Dia de Ação de Graças, quando milhões de americanos ignoraram as recomendações das autoridades de saúde para que permanecessem em suas casas e evitassem viagens e o contato com seus familiares.

Em todo o país, o aumento dos casos da doença sobrecarregou os hospitais e os profissionais de saúde, que muitas vezes estão em número insuficiente. Segundo o Covid Tracking Project, serviço de rastreamento da doença, o número de hospitalizados atingiu o ponto mais alto na quarta-feira (2), com o dobro do total das internações do mês anterior.

Atualmente, há nos Estados Unidos mais de 100 mil leitos ocupados por causa da Covid-19 e quase 20 mil pacientes estão em unidades de terapia intensiva (UTI) em todo o país.

 
Já o número de casos confirmados recentemente passou de 200 mil pela segunda vez em menos de uma semana, segundo a Universidade Johns Hopkins, que monitora o avanço da Covid-19 nos EUA e em todo o planeta.

“A realidade é que dezembro e janeiro serão tempos difíceis. Acredito, na verdade, que será o período mais complicado na história da saúde pública dessa nação”, afirmou Robert Redfield, diretor do Centro de Prevenção e Controle de Doenças (CDC) dos EUA.

Nesse ritmo, os EUA não demorarão a chegar a 300 mil mortes causadas pela doença no período mais delicado do ano: as férias natalinas. Segundo Redfield, é possível que o país chegue a fevereiro com 450 mil mortes por Covid-19, o que significa mais 180 mil óbitos entre dezembro e janeiro. Em território americano, o novo coronavírus já causou mais de 273 mil mortes e infectou quase 14 milhões de pessoas.

As 3.157 mortes registradas nesta quinta-feira pela Universidade Johns Hopkins superam o número de vítimas do ataque terrorista de 11 de setembro de 2001 e a marca de 2.603 óbitos registrada no dia 15 de abril, quando a região metropolitana de Nova York estava no epicentro da epidemia nos EUA. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.