Covid-19: Brasil registra 426 novas mortes nas últimas 24 horas; média móvel de óbitos é de 604

 
O Brasil registrou nas últimas 24 horas 426 mortes provocadas pela Covid-19 e 25.123 casos confirmados da doença, de acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) e divulgados nesta segunda-feira (7) pelo consórcio de veículos de imprensa. Com o novo número, o total de infectados no País chega a 6.628.065, enquanto o total de óbitos alcançou a marca de 177.388.

A média móvel de mortes por Covid-19, que considera as oscilações dos últimos sete dias e descarta distorções entre números altos e baixos de meio e final de semana, respectivamente, ficou em 603 nesta segunda-feira. Trata-se do maior número desde o dia 10 de outubro, quando a média móvel ficou em 604 vítimas.

Como tem afirmado o UCHO.INFO desde o início da pandemia do novo coronavírus no Brasil, os números de casos da doença e de mortes são muito maiores do que os anunciados oficialmente, em razão da falta de testagem em larga escala e da subnotificação. Autoridades da saúde e especialistas em epidemiologia e infectologia endossam tal tese.

São Paulo é o estado brasileiro mais atingido pela Covid-19, contabilizou nesta segunda-feira 43.040 mortes e 1.288.878 casos confirmados da doença. As taxas de ocupação dos leitos de UTI são de 63,1% na Grande São Paulo e 56,3% no Estado. O número de pacientes internados é de 10.095, sendo 5.710 em enfermaria e 4.385 em unidades de terapia intensiva (UTIs).

 
Em termos de total de infectados pelo novo coronavírus, a principal unidade da federação supera os registrados na maioria dos países, exceto Estados Unidos, Índia, Rússia, França, Itália, Reino Unido, Espanha, Argentina e Colômbia. Minas Gerais é o segundo estado com maior número de casos, somando 442.186, seguido de Bahia (424.704), Santa Catarina (399.691), Rio de Janeiro (371.376) e Rio Grande do Sul (350.569).

No tocante ao número de óbitos, o Rio de Janeiro é o segundo estado com mais vítimas, somando 23.151 mortes pela Covid-19. Em seguida vêm Minas Gerais (10.341), Ceará (9.704), Pernambuco (9.170) e Bahia (8.445).

A taxa de mortalidade por grupo de 100 mil habitantes subiu para 84,4 no Brasil, a décima segunda mais alta em todo o planeta, também desconsiderando países pequenos. A taxa brasileira fica abaixo apenas das registradas na Bélgica, Peru, Itália, Espanha, Macedônia do Norte, Reino Unido, Argentina, Bósnia, México, Estados Unidos e Montenegro.

Em números absolutos, o Brasil é o terceiro país com mais infecções, atrás dos Estados Unidos, que somam mais de 14,8 milhões de casos, e da Índia, com 9,6 milhões. Contudo, é o segundo país em número de mortos, depois dos EUA, onde morreram mais de 283 mil pessoas. A Índia, que chegou a impor uma das rígidas quarentenas no início da pandemia e depois flexibilizou as restrições, é a terceira nação com mais mortos, somando mais de 140 mil.

Ao todo, mais de 67,4 milhões de pessoas ao redor do planeta já contraíram o novo coronavírus, sendo que 1,54 milhão de pacientes morreram em decorrência da Covid-19.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.