Governo Bolsonaro atua para dificultar aprovação da Coronavac e é chamado de “negacionista” e “extremista”

 
A briga pelos dividendos políticos da vacinação contra a Covid-19 continua no Brasil, contrapondo o presidente Jair Bolsonaro e o governador João Dória Júnior, de São Paulo. Enquanto Bolsonaro interfere politicamente no Ministério da Saúde e na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dória insiste em afirmar que a vacinação em São Paulo começará no próximo dia 25 de janeiro.

Ciente de que a vacina pode dar a Dória munição político-eleitoral para 2022, Bolsonaro tenta criar dificuldades para atrasar ao máximo a aprovação da Coronavac, vacina produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, como se milhares de vidas não devessem ser poupadas.

Nesta segunda-feira (14), a Anvisa anunciou que a aprovação do uso emergencial de qualquer vacina demorará dez dias, a contar do recebimento de todos os dados relativos aos ensaios clínicos do imunizante. A agência afirmou que o fato de uma vacina ser aprovada em um dos quatro órgãos reguladores internacionais, considerados referência por pesquisadores e pela OMS, não significa que a vacina será automaticamente no Brasil, como prevê Lei da Covid-19.

Enquanto em Brasília os subservientes a Bolsonaro criam dificuldades, em São Paulo o governador continua disparando na direção do Palácio do Planalto. Nesta segunda-feira, Dória chamou o governo Bolsonaro de “negacionista” e “extremista” ao comentar vídeo divulgado no Youtube pelo Ministério da Saúde, no qual o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, ataca o governador paulista e afirma que é “mais um devaneio” e que ele [Dória] está “sonhando acordado” ao anunciar o início da vacinação em janeiro.

 
“Temos assistido nos últimos dias novos exemplos do negacionismo do governo federal e de extremistas também. Infelizmente, aqueles que até pouco tempo menosprezavam o vírus, classificando como ‘gripezinha’, ‘resfriadozinho’, agora passaram a criticar o esforço para a vacinação dos brasileiros”, rebateu Joao Dória.

“São os mesmos que imaginavam que iam resolver essa gravíssima crise de saúde no país com a cloroquina [medicamento sem eficácia comprovada defendido pelo presidente]”, completou o governador.

Goste-se ou não do governador de São Paulo, é preciso reconhecer que Dória emparedou Bolsonaro na questão da vacina contra a Covid-19, obrigando o presidente da República não apenas a mudar de postura, mas a tomar medidas para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus, algo que, tudo indica, só será possível com a vacinação em massa.

Fato é que, politização à parte, a saúde e a vida dos brasileiros devem ser prioridade para qualquer governante, não importando questões partidárias ou ideológicas. A população não pode ficar à mercê de uma disputa eleitoral antecipada, como se a vida nada valesse.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.