Covid-19: Brasil volta a registrar mais de 900 mortes em um dia; total de óbitos é de 182.854

 
O Brasil registrou oficialmente nas últimas 24 horas 44.849 casos confirmados de Covid-19 e 915 mortes ligadas à doença, segundo dados do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) e divulgados nesta terça-feira (15) pelo consórcio dos veículos de imprensa.

A média móvel de morte, que considera as oscilações dos últimos sete dias e elimina distorções entre um número alto de meio de semana e baixo de fim de semana, ficou em 667.

No total são 182.854 mortes registradas e 6.974.258 pessoas contaminadas no Brasil pelo novo coronavírus. Há mais de um mês o país não registrava mais de 900 mortes em um só dia. A última vez em que isso ocorreu foi em 14 de novembro.

Na segunda-feira (14), o Ministério da Saúde informou que 6.016.085 pacientes se recuperaram da doença. O Conass não divulga número de recuperados.

A exemplo do que afirma o UCHO.INFO desde o início da crise de Covid-19 no Brasil, diversas autoridades e instituições de saúde alertam que os números reais devem ser ainda maiores, em razão da falta de testagem em larga escala e da subnotificação.

 
O Brasil assiste a um novo e preocupante aumento no número de casos, internações e mortes por Covid-19. Hospitais de várias regiões do País têm registrado elevação na demanda por leitos para tratamento da doença, inclusive em UTIs, como acontece no Rio de Janeiro.

O cenário da capital fluminense se repete no estado de São Paulo, onde novas restrições foram adotadas para impedir o avanço do que é considerado a segunda onda do novo coronavírus. Mesmo assim, o presidente Jair Bolsonaro insiste em politizar a questão envolvendo a vacina contra a doença e recentemente afirmou que a pandemia está no “finalzinho”, o que não é verdade.

A taxa de mortalidade por grupo de 100 mil habitantes subiu para 87,0 no Brasil, a 15ª mais alta do planeta, quando desconsiderados países pequenos, como San Marino e Andorra.

Em números absolutos, o Brasil é o terceiro país com mais infecções, atrás apenas dos Estados Unidos, que somam mais de 16,6 milhões de casos, e da Índia, com 9,9 milhões. Contudo, o Brasil é o segundo em número absoluto de mortos, já que mais de 302 mil pessoas morreram nos EUA.

Ao todo, mais de 73,2 milhões de pessoas já contraíram o novo coronavírus ao redor do planeta, sendo que 1,63 milhão de pacientes morreram em decorrência da doença.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.