Alexandre de Moraes decreta prisão preventiva de blogueiro bolsonarista que desrespeitou restrições

 
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (18) a prisão preventiva do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio Filho, que cumpria prisão domiciliar.

Disposto a desafiar a Justiça e insistindo em disseminar notícias falsas que embalam das teses obtusas defendidas por Jair Bolsonaro e incendeiam o grupo de apoiadores do presidente da República, Eustáquio descumpriu restrições impostas pelo STF ao deixar sua residência e rumar para o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, comandado pela ministra Damares Alves.

O monitoramento eletrônico apontou o deslocamento do blogueiro, que agora será recolhido a uma unidade do sistema prisional. A Vara de Execuções Penais da Justiça do DF afirmou ao STF que não houve qualquer autorização para que Oswaldo Eustáquio deixasse a prisão domiciliar.

O blogueiro bolsonarista é alvo do inquérito que apura o financiamento e a organização de atos antidemocráticos, entre os quais os que pediram o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo.

De acordo com o ministro Alexandre de Moraes, a prisão preventiva se faz necessária em razão do descumprimento das medidas alternativas por parte do investigado.

 
“Após sucessivas oportunidades concedidas ao investigado, ele continuou a insistir na prática dos mesmos atos que lhe foram anteriormente vedados por expressa determinação da Justiça, situação que revela a inutilidade das medidas cautelares impostas, bem como a própria ineficácia da prisão domiciliar, haja vista que Oswaldo Eustáquio Fillho, ao invés de permanecer no interior da sua residência cumprindo o que lhe fora determinado, continuou circulando livremente além do limite permitido”, escreveu o ministro.

O magistrado destacou em sua decisão que, diante de tal conduta, “impõe-se, portanto, a decretação da prisão preventiva, haja vista que as medidas impostas não alcançaram o efeito disciplinar e pedagógico que eram esperados”.

Em novembro, o STF decretou a domiciliar de Eustáquio após constatar que o blogueiro saiu de Brasília, onde mora, sem autorização judicial, e viajou à cidade de São Paulo, onde publicou nas redes sociais ataques contra Guilherme Boulos, candidato do PSOL derrotado na disputa pela Prefeitura da capital paulista.

Na ocasião, a Polícia Federal confirmou o descumprimento da ordem do STF. Diante dessa confirmação, o ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito, determinou nova busca e apreensão na residência do blogueiro e a prisão domiciliar de Oswaldo Eustáquio, com uso de tornozeleira eletrônica.

É importante ressaltar que os constantes ataques ao Judiciário e ao Legislativo interessam apenas àqueles que torcem para que a democracia e o Estado de Direito sejam supostamente comprometidos, o que no pensamento desses delinquentes intelectuais abre caminho para o totalitarismo.

Bolsonaro, que avança cada vez mais na seara da boçalidade, precisa desse cenário de beligerância político-institucional, pois sem isso seu projeto de reeleição desmorona. E o financiamento da milícia digital bolsonarista se dá com o suado dinheiro do contribuinte.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.