União Europeia autoriza uso da vacina da Pfizer-BioNTech; imunização começará no próximo domingo

 
A Comissão Europeia concedeu na noite desta segunda-feira (21) aprovação para o uso da vacina contra o coronavírus desenvolvida pelas empresas Pfizer e BioNTech. É o primeiro imunizante contra a Covid-19 autorizado para uso no bloco europeu.

A autorização foi anunciada poucas horas depois de a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) recomendar uma aprovação condicional da vacina.

“Hoje acrescentamos um capítulo importante a uma história de sucesso europeia. Aprovamos a primeira vacina segura e eficaz contra Covid-19. Mais vacinas virão em breve. As doses da vacina aprovada hoje estarão disponíveis para todos os países da UE, ao mesmo tempo, nas mesmas condições”, declarou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, após o Executivo europeu aprovar a vacina.

“Os próximos dias europeus de vacinação também serão um grande momento de unidade. Esta é uma boa maneira de terminar este ano difícil e começar a virar a página desta pandemia. Nós estamos todos juntos nisso”, completou.

Stella Kyriakides, comissária europeia para a Saúde e Segurança Alimentar, afirmou: “Este é um grande dia para a Europa. É um dia de verdadeira solidariedade europeia em ação. Após meses de trabalho, estamos vendo nossa estratégia de vacinas da UE dar frutos – acesso a vacinas seguras, eficazes e acessíveis ao mesmo tempo para todos os Estados-membros. Hoje, testemunhamos o que pode ser alcançado coletivamente quando trabalhamos juntos numa forte União Europeia da saúde. Uma Europa que cuida e que apoia.”

A BioNTech e a Pfizer apresentaram pedido formal de autorização condicional para comercialização em 1º de dezembro. Uma análise dos dados numa “revisão contínua” pela EMA já havia sido iniciada em 6 de outubro. Graças a essa revisão contínua, a EMA conseguiu avaliar o pedido de autorização condicional rapidamente.

De acordo com a Comissão Europeia, esse procedimento, desenhado especificamente para situações de emergência, garante uma avaliação tão rápida quanto possível, garantindo que todos os requisitos em termos de segurança, eficácia e qualidade da vacina sejam total e exaustivamente avaliados.

Mais cedo, a diretora-geral da EMA disse que aparentemente a vacina da Pfizer-BioNTech protege também contra uma nova cepa do coronavírus, mais contagiosa, que foi identificada primeiramente no Reino Unido e já foi confirmada em outros países. “Neste momento não há evidências que sugiram que esta vacina não funcionará contra a nova variante”, afirmou Emer Cooke.

 
Imunização a partir de domingo

Países da União Europeia, incluindo Alemanha, França, Áustria e Itália, planejam iniciar as vacinações a partir de 27 de dezembro. O objetivo da UE é vacinar ao menos 70% dos 450 milhões de habitantes dos 27 países-membros do bloco. O número de doses que cada Estado-membro tem o direito de adquirir é baseado em sua população.

Inicialmente, a demora da EMA para dar aval à vacina foi criticada depois que reguladores do Reino Unido e dos Estados Unidos aprovaram vacina da Pfizer e BioNTech. Reino Unido, EUA e outros países, como Canadá e Israel, iniciaram suas campanhas de vacinação nas últimas semanas, sob caráter emergencial.

Os Estados Unidos já aprovaram o uso emergencial de uma segunda vacina, fabricada pela farmacêutica americana Moderna. E no fim de semana, a Suíça se tornou o primeiro país a aprovar o uso regular do imunizante da Pfizer e BioNTech, após dois meses de revisão.

Como é a vacina da Pfizer-BioNTech?

A vacina foi desenvolvida pela farmacêutica americana Pfizer em parceria com a empresa alemã de biotecnologia BioNTech. Testes clínicos atestaram uma eficácia de 95% contra a Covid-19. A imunização é aplicada em duas doses que são injetadas num intervalo de três semanas.

O transporte e o armazenamento podem representar um desafio logístico. As doses precisam ser armazenadas a 70 graus Celsius negativos, uma temperatura muito inferior aos congeladores convencionais e que obrigou a empresa a desenvolver caixas especiais para o transporte.

A vacina da Pfizer-BioNTech utiliza uma tecnologia inovadora conhecida como RNA mensageiro (mRNA). O princípio do imunizante é fazer o próprio corpo produzir a proteína do vírus, que o sistema imunológico reconhece como ameaça e combate. Para isso, os cientistas identificaram a parte do código genético viral que carrega as instruções para a fabricação dessa proteína.

O imunizante da Moderna contra Covid-19 utiliza o mesmo método. Uma vacina com essa tecnologia nunca havia sido aprovada para uso. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.