Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal, testa positivo para Covid-19

 
Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa testou positivo para o novo coronavírus, informou a o gabinete presidencial nesta segunda-feira (11). Marcelo não apresenta sintomas da Covid-19 e, de acordo com recomendações médicas, está em isolamento, como determina o protocolo de tratamento de doença.

Na página oficial da Presidência de Portugal, uma nota esclarece que “tendo o Presidente da República testado negativo ontem, e apesar do teste antígeno de hoje ser negativo, soube-se agora, às 21h40 (hora local), que o teste PCR deu positivo”.

A mesma nota informa que Rebelo de Sousa “comunicou ao Presidente da Assembleia da República, ao Primeiro-Ministro e à ministra da Saúde” e encontra-se a trabalhar em Belém, onde ficará em isolamento profilático na zona residencial, aguardando o inquérito epidemiológico.

Por conta do ocorrido, Marcelo Rebelo de Sousa cancelou os compromissos oficiais agendados para os próximos dias, a começar uma audiência com representantes de partidos políticos, inicialmente marcada para terça-feira (12).

 
Com 72 anos de idade, o presidente de Portugal está no chamado grupo de risco para a Covid-19. O resultado do teste para a doença provocada pelo vírus SARS-CoV-2 foi anunciado dias antes da eleição presidencial, que acontece no próximo dia 24 de janeiro. Marcelo Rebelo de Sousa é candidato à reeleição e tem chance concreta de conquistar um novo mandato.

O presidente português notabilizou-se ao longo da pandemia por ministrar aulas virtuais a estudantes do ensino médio. Quando os números da Covid-19 recuaram no verão europeu, Marcelo foi visto em praias no país e tirou fotos com apoiadores, como faz habitualmente desde que chegou à Presidência, já que é um político extremamente popular e bem avaliado.

Portugal é um dos países europeus que mais sofreu com a segunda onda da pandemia de Covid-19, diferentemente do que ocorreu na primeira onda do novo coronavírus. São quase 500 mil casos de Covid-19 no país, que nesta segunda-feira chegou à triste marca de 7.925 mortes pela doença, segundo a Universidade Johns Hopkins.

A vacinação contra a Convid-19 já começou em Portugal, dentro do plano da União Europeia, que conta com as vacinas das farmacêuticas Pfizer/BioNTech e Moderna. O país não descarta o uso da Coronac, imunizante desenvolvido pela farmacêutica chinesa Sinovac.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.