Pequim cobra demissão de Ernesto Araújo para liberar insumos necessários às vacinas contra Covid-19

 
Com a inacreditável dificuldade do Brasil para produzir milhões de doses das vacinas Coronavac (Sinovac/Butantan) e Covishield (AstraZeneca/Oxford) por causa da falta de Insumos Farmacêuticos Ativos (IFAs) fabricados na China, o Palácio do Planalto, que busca desesperadamente uma saída para não interromper a vacinação no País, se deparou com situação constrangedora e que confirma a enorme incompetência do governo.

Em conversas com representantes do governo Bolsonaro, o embaixador da China em Brasília, Yang Wanmin, cobrou que o País adote posição favorável em relação ao gigante asiático. Wanmin, que até dias atrás era considerado “persona non grata” na Esplanada dos Ministérios, agora é cortejado pela cúpula do governo.

Os constantes e rasteiros ataques do ministro Ernesto Araújo (Relações Exteriores) ao governo chinês não foram bem assimilados em Pequim, que sugere a demissão do chanceler e espera uma sinalização positiva do presidente Jair Bolsonaro, em comunicado oficial, destacando a boa relação entre os dois países.

Na quarta-feira (20), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o ainda ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, estiveram reunidos com representantes da China para negociar uma solução para o impasse que ronda a liberação dos insumos farmacêuticos.

O embaixador chinês ressaltou, durante o encontro com Maia e Pazuello, que sempre existiu boa relação entre os dois países, mas em razão dos ataques feitos por Araújo à China, nos últimos dois anos, o relacionamento ficou estremecido. “Com o Ernesto nós não conversamos mais”, teria afirmado Yang Wanming.

 
Tomando por base que a China é o principal e mais importante parceiro comercial brasileiro, ao presidente Jair Bolsonaro só resta demitir o ministro de relações Exteriores, que desde sua chegada ao Itamaraty, em janeiro de 2019, atuou para derreter a diplomacia brasileira como um todo.

Depois da reunião de Rodrigo Maia e Eduardo Pazuello com o embaixador chinês, Bolsonaro entrou no circuito e tentou conversar por telefone com o presidente da China, Xi Jinping.

Ao presidente da República não resta saída, caso queira tentar evitar a abertura de caminho para um processo de impeachment. A eventual demissão de Ernesto Araújo não é assunto novo no Palácio do Planalto, onde a cabeça do chanceler tem sido pedida constantemente pelos generais palacianos.

A situação de Araújo piorou muito após a posse de Joe Biden como presidente dos Estados Unidos, o que exige, na opinião dos militares, a adoção de medidas pragmáticas no campo da diplomacia. Além disso, o novo governo dos Estados Unidos torce para que a demissão do chanceler brasileiro ocorra em breve.

O único entrave para a exoneração de Ernesto Araújo é a ala ideológica do governo, que tem como apêndice o chamado “gabinete do ódio”. Se entendesse minimamente de relações internacionais, Araújo pediria para sair. O próximo na fila da degola deve ser o ministro Eduardo Pazuello.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.