Covid-19: a partir desta sexta-feira, estado de SP terá “fase vermelha” à noite e nos finais de semana

 
Os efeitos colaterais do desrespeito às regras de prevenção contra a Covid-19 durante as festas de final de ano pululam em todo o País, provocando mortes e internações em números assustadores. É bom lembrar que recentemente o presidente Jair Bolsonaro, o negacionista de plantão, disse que a pandemia está no “finalzinho”.

Liderando o ranking dos dados da Covid-19 no País, o estado de São Paulo decidiu endurecer as regras de combate à doença, já que boa parte da população prefere ignorar por completo as recomendações das autoridades da saúde e dos especialistas em infectologia e epidemiologia.

A partir desta sexta-feira (22), a fase vermelha passa a valer para todas as cidades do estado desde as 20 horas, todos os dias da semana. Nos finais de semana e feriados, a medida valerá durante 24 horas.

Com a decisão, bares, restaurantes, comércio não essencial (shopping centers, salões de beleza, cinemas, academias) estão proibidos de funcionar até a manhã seguinte, provavelmente até as 8 horas. O horário preciso será anunciado nesta sexta-feira (22) durante entrevista coletiva a ser concedida no Palácio dos Bandeirantes. Com a nova medida, eventos também estão proibidos em todo o estado de São Paulo

 
A medida se faz necessária porque nos últimos 21 primeiros dias o aumento no número de casos confirmados de Covid-19 foi de 42%, na comparação com o mesmo período de dezembro. Em três semanas morreram 39% mais pessoas de Covid-19, do que no mesmo período do último mês de 2020.

Ao todo foram 62 mil novos diagnósticos e 1.100 mortes pelo novo coronavírus. Mais populoso estado brasileiro, São Paulo registrou desde o começo da pandemia 1,66 milhão de casos confirmados e 50,6 mil óbitos.

O Centro de Contingência do Coronavírus, que reúne 20 especialistas e autoridades de saúde e acompanha a evolução da pandemia, identificou a necessidade de se coibir aglomerações, em especial as que ocorrem em bares e restaurantes.

Diversos setores certamente reclamarão da decisão do governo paulista, mas é importante reconhecer que se a pandemia do novo coronavírus não for contida, o cenário de tragédia na saúde só aumentará e a economia de modo geral tende a naufragar. Com as incertezas acerca da imunização no País, o brasileiro precisa se preparar para mais um ano difícil em termos econômicos.

Não obstante, se por um lado a decisão do governo de São Paulo é importante e necessária, por outro o poder público precisa estar pronto para fiscalizar violações das novas regras, que hão de ocorrer por todas as partes. De nada adianta acionar os órgãos competentes, como Polícia Militar e prefeituras, se os agentes públicos simplesmente se recusam a fazer valer a ordem. Quem tem compromisso com o País precisa denunciar os abusos, sob pena de o caos se alastrar.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.