Covid-19: nas últimas 24 horas, Brasil registrou 1.071 mortes e 55.319 novos casos confirmados da doença

 
O Brasil registrou nas últimas 24 horas 1.071 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, além de 55.319 novos casos confirmados da doença. Os dados são do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass), divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa.

Com o novo balanço, o País chega a 215.299 óbitos desde o começo da pandemia. A média móvel de mortes no Brasil nos últimos sete dias foi de 1.001 – acima de mil pelo segundo dia seguido, alta de 1% na comparação com a média de quatorze dias atrás.

Em relação a casos confirmados, desde o começo da pandemia 8.755.133 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus. Com base nos dados divulgados nesta sexta-feira (22), a média móvel de casos nos últimos sete dias é de 51.554 novos diagnósticos por dia, o que indica estabilidade, na comparação com os diagnósticos de duas semanas atrás.

Como tem afirmado o UCHO.INFO desde o primeiro registro do novo coronavírus no País, os números reais de casos e de óbitos pela doença são muito maiores, principalmente por causa da baixa testagem em larga escala e da subnotificação. Autoridades de saúde também entendem que o cenário provocado pelo novo coronavírus no País é e mais grave e preocupante.

 
Nove estados da federação estão com alta no número de mortes por Covid-19: Minas Gerais, Mato Grosso, Amazonas, Roraima, Tocantins, Alagoas, Pernambuco, Piauí e Sergipe. Em estabilidade encontram-se os seguintes estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Pará, Rondônia, Bahia e Maranhão. Em queda, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Acre, Amapá, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

A taxa de mortalidade por grupo de 100 mil habitantes está em 102,4 no Brasil, a 21ª mais alta do planeta, quando não considerados países pequenos, como San Marino, Andorra e Liechtenstein.

Em números absolutos, o Brasil é o terceiro país com maior número de infecções, atrás apenas dos Estados Unidos, que somam mais de 24,7 milhões de casos, e da Índia, com 10,6 milhões. Porém, o Brasil é o segundo em número de mortos, já que mais de 413 mil pessoas morreram em território americano.

Ao redor do globo, mais de 98 milhões de pessoas já contraíram Covid-19, ao passo que que 2,1 milhões de pacientes morreram da doença provocada pelo novo coronavírus.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.