Portugueses votam com responsabilidade e reelegem o presidente Marcelo Rebelo de Sousa

 
Como esperado, os portugueses reelegeram no domingo (24) o presidente Marcelo Rebelo de Sousa, de 72 anos, que ocupará a Presidência da República por um último mandato de cinco anos. Com perfil conservador, ele é visto pelos portugueses como carismático e próximo da população.

A eleição foi marcada pela abstenção de pouco mais de 60% e pelo confinamento devido à pandemia de Covid-19, que tem causado mais de 200 mortos por dia no país nas últimas semanas.

Rebelo alcançou 60,7% dos votos, obtidos com o apoio da direita moderada e também de muitos eleitores socialistas. O presidente de centro-direita mantém boa relação com o primeiro-ministro António Costa (Partido Socialista), com quem tem trabalhado em conjunto, principalmente no combate à pandemia do novo coronavírus.

A segunda colocada na disputa foi a socialista Ana Gomes, com 12,97%. Em seguida veio o líder da extrema direita, André Ventura, do partido Chega, com 11,9%. Mesmo derrotado, o Chega avançou desde a sua estreia nas urnas, em 2019, quando teve apenas 1% dos votos.

 
Em discurso após a confirmação da vitória, Rebelo de Sousa afirmou que a principal urgência de Portugal é o combate à pandemia. No último sábado (23), o país europeu registrou 11.721 contágios e 275 mortos.

Analistas disseram que os eleitores portugueses optaram pela estabilidade em meio à tormenta causada pela pandemia de Covid-19. O país está já há algumas semanas em seu segundo lockdown.

Nascido em Lisboa em 12 de dezembro de 1948, Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa é jornalista, analista político e especialista em Direito Constitucional, o que lhe confere amplo conhecimento das atribuições do presidente da República, pois participou da redação da Constituição quando era deputado. Entre essa atribuições estão dissolver o Parlamento, convocar eleições e vetar leis. Portugal adota o regime parlamentarista. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.