Líderes religiosos protocolam na Câmara dos Deputados pedido de impeachment de Jair Bolsonaro

 
Uma das frentes de apoio ao presidente Jair Bolsonaro pode ter começado a ruir, para desespero do governo. Bolsonaro, que sempre flertou com líderes religiosos, em especial os pentecostais, acenando a bandeira do conservadorismo no campo dos costumes, parece ter caído em desgraça junto a esse nicho.

Nesta terça-feira (26), representantes católicos e evangélicos protocolaram na Câmara dos Deputados um novo pedido de impeachment do presidente da República. O pedido tem como argumento o cometimento de crime de responsabilidade na área da saúde e no âmbito do combate à pandemia do novo coronavírus.

O documento carrega as assinaturas de líderes religiosos de diversos espectros e críticos do governo, como, por exemplo, católicos, anglicanos, luteranos, metodistas e pastores evangélicos. Mesmo sem o apoio formal das respectivas igrejas, os signatários do pedido de impeachment contam com o respaldo de entidades representativas sólidas, como Comissão Brasileira Justiça e Paz da Confederação Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) e Aliança de Batistas do Brasil.

No pedido protocolado nesta terça-feira, os líderes religiosos alegam que Bolsonaro agravou a crise do novo coronavírus e, ato contínuo, fez com que disparasse o número de mortes por Covid-19 no País (mais de 217 mil). Para autores do pedido, o presidente da República cometeu crime de responsabilidade ao desrespeitar princípios constitucionais e o direito à vida e à saúde, garantidos de forma clara e explícita pela Carta Magna.

 
Essa iniciativa mostra que começa a ganhar corpo nas mais distintas camadas da sociedade o desejo de interromper o mandato de Jair Bolsonaro, que desde a posse até o momento nada fez em prol do País e dos cidadãos, exceto defender o totalitarismo e ameaçar a democracia, o Estado de Direito e os Poderes constituídos.

“Temos a consciência de quem nem todas as pessoas das nossas igrejas são favoráveis a esse ato que estamos fazendo, mas é importante destacar essa pluralidade e as contradições que existem no âmbito do Cristianismo. Nem todo Cristianismo é bolsonarista”, afirmou a pastora Romi Márcia Bencke, representante do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil.

Deputada federal pelo Paraná e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann participou do ato na companhia do líder da Minoria na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE) e do líder da Minoria no Congresso, Carlos Zarattini (PT-SP). Juntamente com os partidos de oposição, o PT apresentará na quarta-feira (27) outro pedido de impeachment de Bolsonaro.

Causa espécie o fato de o PT engrossar o coro pelo impeachment de Jair Bolsonaro, já que a legenda alegou que o impedimento da então presidente Dilma Rousseff foi um golpe. Não importa qual crime de responsabilidade comete o governante – mais ou menos gravoso –, pois a Lei do Impeachment (Lei nº 1.079, de 10 de abril de 1950) prevê o impedimento a partir da transgressão consumada, desde que aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, nessa ordem.

Desde o início do mandato, Jair Bolsonaro foi alvo de 61 pedidos de impeachment (56 ativos), sendo que todos continuam estacionados na escrivaninha da Presidência da Câmara dos Deputados, a quem compete dar sinal verde para a aberturo do respectivo processo.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.