Reino Unido, França e Alemanha defendem vacina de Oxford em meio a dúvidas

 
O Reino Unido, a França e a Alemanha saíram nesta segunda-feira (8) em defesa da vacina contra Covid-19 da AstraZeneca, desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford, após a África do Sul adiar o início da vacinação com o imunizante alegando falta de eficácia.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou estar confiante de que tanto a vacina da AstraZeneca quanto a da Pfizer previnem formas graves de Covid-19 e mortes. Essas são as duas vacinas que o Reino Unido está utilizando para vacinar a sua população.

O ministro britânico responsável pela vacinação, Nadhim Zahawi, afirmou que o governo continuará usando o imunizante da AstraZeneca e acrescentou que o governo tem confiança no plano de vacinação em andamento no país. O ministro da Saúde, Edward Argar, disse que apenas 147 infecções com a variante sul-africana foram registradas no Reino Unido.

O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, afirmou que as evidências atualmente disponíveis sugerem que as três vacinas já aprovadas na União Europeia – Astrazeneca, Pfizer e Moderna – oferecem proteção contra casos graves de Covid-19.

O ministro da Saúde francês, Olivier Veran, manifestou apoio à vacina da Astrazeneca, argumentando que o imunizante oferece proteção suficiente contra “quase todas as variantes” do coronavírus.

A variante sul-africana do coronavírus (chamada B1351) é uma das que mais preocupam atualmente os cientistas, juntamente com as identificadas no Reino Unido (B117) e no Brasil (B1128).

O ministro da Saúde da África do Sul, Zweli Mkhize, explicou que a decisão de suspender temporariamente o uso da vacina da AstraZeneca foi tomada depois de uma pesquisa científica indicar que a vacina oferece proteção limitada contra casos leves e moderados da variante também chamada de 501Y.V2, que é dominante no país.

Mkhize acrescentou que, nas próximas semanas, o governo sul-africano vai recorrer às vacinas produzidas pela Johnson & Johnson e pela Pfizer, desenvolvida em parceria com a empresa alemã BioNTech.

Eficácia de apenas 22% contra variante

A pesquisa científica foi realizada pelas universidades de Witwatersrand, na África do Sul, e de Oxford, no Reino Unido, e envolveu 2 mil participantes com idade média de 31 anos.

De acordo com os resultados preliminares da pesquisa, o risco de desenvolver uma forma de leve a moderada de Covid-19 foi apenas 22% menor para quem tomou a vacina da AstraZeneca, considerando as infecções com a variante sul-africana do coronavírus.

A proteção contra formas de moderada a grave da doença não puderam ser avaliadas porque os participantes da pesquisa eram muito jovens.

Vacina da Pfizer é eficaz

Já um outro estudo, publicado na revista científica Nature Medicine nesta segunda-feira, mostrou que a vacina da Pfizer-BioNTech é eficaz também contra as variantes britânica e sul-africana do vírus.

O estudo, conduzido pela Pfizer e pela Universidade do Texas, mostrou que, em laboratório, havia anticorpos suficientes para neutralizar as mutações do coronavírus no sangue de 20 pessoas que receberam a vacina.

O estudo já havia sido divulgado no final de janeiro, quando os dados ainda não haviam sido revisados por outros cientistas.

Vacina de Oxford no Brasil

O primeiro lote do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) para a produção das vacinas Oxford/AstraZeneca pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) chegou no sábado ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. O material deve finalmente possibilitar a produção dessa vacina contra a Covid-19 em território nacional, após seguidos atrasos.

Os termos do acordo entre a Fiocruz, a AstraZeneca e a Universidade de Oxford preveem que, inicialmente, o Brasil vai produzir a vacina com IFA importado. Posteriormente, Bio-Manguinhos nacionalizará a produção do insumo, o que deve ocorrer no segundo semestre deste ano, a partir de processo de transferência de tecnologia. Após a nacionalização do IFA, a Fiocruz prevê produzir mais 110 milhões de doses até o fim deste ano, chegando a um total de mais de 210,4 milhões de doses.

Até o momento, 2 milhões de doses prontas da vacina de Oxford importadas da Índia foram as únicas que o governo federal conseguiu distribuir até o momento. O grosso da campanha de imunização vem sendo executada com doses de Coronavac, a vacina promovida pelo governo de São Paulo e que havia sido inicialmente rejeitada pelo Planalto. (Com agências internacionais)

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.