Brasil registra 1.340 mortes por Covid em 24 horas; média móvel de óbitos chega a 20 dias acima de 1 mil

 
Dados do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass), divulgados nesta terça-feira (9) pelo consórcio de veículos de imprensa, apontam que nas últimas 24 horas o Brasil registrou 1.340 mortes por Covid-19, chegando a 233.588 óbitos causados pelo novo coronavírus.

É importante que há menos de um ano, quando a pandemia dava seus primeiros passos no Brasil e surgiam os primeiros sinais de que seria necessária a adoção de “lockdown” para conter o vírus, o presidente Jair Bolsonaro, negacionista de plantão, disse que a Covid-19 mataria menos de 800 pessoas. Ou seja, mais da metade das mortes ocorridas nas últimas 24 horas.

Com o novo balanço, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos sete dias foi de 1.029, recuo de 2% na comparação com a média de 14 dias atrás. Já são 20 dias com essa média acima da marca de 1 mil.

Em relação a casos confirmados, no último dia o País registrou 51.733 novos diagnósticos. Desde o início da pandemia, 9.602.034 brasileiros já contraíram o novo coronavírus. A média móvel de casos nos últimos sete dias foi de 45.111, recuo de 12%, quando comparado à média de duas semanas atrás.

Os números reais de casos e de óbitos pela doença são muito maiores, principalmente por causa da baixa testagem em larga escala e da subnotificação, como tem afirmado o UCHO.INFO desde o primeiro registro da presença do novo coronavírus no País. Autoridades de saúde reconhecem que o cenário provocado pelo novo coronavírus no Brasil é muito mais grave e preocupante.

 
Com base nos dados compilados, sete estados registram alta no número de mortes por Covid-19: Goiás, Acre, Pará, Roraima, Tocantins, Bahia e Maranhão. Quatorze unidades da federação apresentam estabilidade no número de óbitos pela doença: Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amazonas, Rondônia, Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco Piauí e Rio Grande do Norte. Com queda no número de mortes estão os seguintes estados: Santa Catarina, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Amapá e Sergipe.

A taxa de mortalidade por grupo de 100 mil habitantes subiu para 111,1 no Brasil, a 23ª mais alta do planeta, quando desconsiderados os chamados países pequenos – Andorra, Liechtenstein e San Marino.

Em números absolutos, o Brasil é o terceiro país com maior número de infecções, atrás apenas dos Estados Unidos, que somam mais de 27,1 milhões de casos, e da Índia, com 10,8 milhões. Mas é o segundo em número absoluto de mortos, já que mais de 466 mil pessoas morreram nos EUA. Mesmo assim, como mencionado acima, a falta de notificação e a baixa testagem em massa faz com que o número real de casos no Brasil seja muito maior do que apontam os dados oficiais.

Ao todo, mais de 106,4 milhões de pessoas já contraíram o novo coronavírus ao redor do globo, sendo que 2,3 milhões de pacientes morreram de Covid-19.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.