Covid-19: Brasil registra 1.357 mortes nas últimas 24 horas; total de óbitos se aproxima de 235 mil

 
Divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa, dados do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) revelam que nas últimas 24 horas o Brasil registrou 1.357 mortes por Covid-19, totalizando desde o início da pandemia 234.945 óbitos pela doença. Com o novo balanço, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos sete 7 dias foi de 1.050, recuo de 1% em relação à média de quatorze dias atrás. Há três semanas o País tem média móvel de mortes acima de 1 mil.

Em relação ao número de casos confirmados, no último dia foram registrados 60.271 novos diagnósticos. Desde o começo da pandemia do novo coronavírus, 9.662.305 brasileiros contraíram o vírus SARS-CoV-2. A média móvel de casos nos últimos sete dias foi de 46.055 novos diagnósticos por dia, recuo de 11% na comparação com a média de casos de duas semanas atrás.

De acordo com o Ministério da Saúde, 8.523.462 pacientes haviam se recuperaram da doença até terça-feira (9). O Conass não divulga o contingente de recuperados. Até esta quarta-feira (10), 4.321.678 pessoas já receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19. O número representa 2,04% da população brasileira.

Os números reais de casos e de óbitos pela doença são muito maiores, principalmente por causa da baixa testagem em larga escala e da subnotificação, como tem afirmado o UCHO.INFO desde o primeiro registro da presença do novo coronavírus no País. Autoridades de saúde reconhecem que o cenário provocado pelo novo coronavírus no Brasil é muito mais grave e preocupante.

 
De acordo com os dados divulgados às 20 horas desta quarta-feira, dez estados apresentam alta no número de mortes: Goiás, Acre, Pará, Roraima, Tocantins, Bahia, Maranhão e Pernambuco. Sete unidades da federação registram estabilidade em relação aos óbitos por Covidf-19: Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amazonas, Rondônia, Alagoas, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte. Em queda encontram-se sete estados: Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Amapá, Ceará e Sergipe.

A taxa de mortalidade por grupo de 100 mil habitantes subiu para 111,8 no Brasil, a 22ª mais alta do planeta, desconsiderados os países classificados como “pequenos” – Andorra, Liechtenstein e San Marino.

Em números absolutos, o Brasil é o terceiro país com maior número de infecções, atrás apenas dos Estados Unidos, que somam mais de 27,2 milhões de casos, e da Índia, com 10,8 milhões. Mas é o segundo em número absoluto de mortos, já que mais de 470 mil pessoas morreram nos EUA. Como mencionado acima, a falta de notificação e a baixa testagem em massa faz com que o número real de casos no Brasil seja muito maior do que apontam os dados oficiais.

Ao todo, mais de 107 milhões de pessoas já contraíram o novo coronavírus ao redor do globo, sendo que 2,3 milhões de pacientes morreram de Covid-19 desde o início da maior crise sanitária dos últimos cem anos.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.