Covid-19: com 601 mortes nas últimas 24 horas, Brasil se aproxima de 240 mil óbitos pela doença

 
Divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa, os dados compilados do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass)revelam que nas últimas 24 horas o Brasil registrou 601 mortes por Covid-19, chegando à incrível e assustadora marca de 239.895 óbitos pela doença desde o começo da pandemia.

Com o novo balanço do Conass, a média móvel de mortes por Covid-19 no Brasil nos últimos sete dias foi de 1.092. Após o recorde da véspera, essa é a 3ª maior média móvel de óbitos da série histórica. Há 26 dias a média móvel de óbitos está acima de 1 mil. O avanço é de 2% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de estabilidade nos óbitos pelo novo coronavírus.

Em relação a casos confirmados, desde o começo da pandemia 9.865.911 brasileiros já contraíram o novo coronavírus, com 32.216 dessas infecções registradas no último dia. A média móvel de casos nos últimos sete dias foi de 45.087 novos diagnósticos diários. Isso representa recuo de 10% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de estabilidade nos diagnósticos.

Os números divulgados às segundas-feiras costumam ser mais baixos, já que equipes responsáveis pela notificação da doença trabalham em escala reduzida nos finais de semana. Além disso, as cifras desta segunda-feira (15) não incluem os dados diários do Rio Grande do Norte, devido a problemas técnicos no acesso à base de dados, informou o Conass.

 
De acordo com o Ministério da Saúde, 8.745.424 pacientes haviam se recuperado da doença até a noite de domingo (14). O Conass, como sempre alertamos, não divulga o número de recuperados do novo coronvírus.

Os números reais de casos e de óbitos pela doença são muito maiores, principalmente por causa da baixa testagem em larga escala e da subnotificação, como tem afirmado o UCHO.INFO desde o primeiro registro da presença do novo coronavírus no País. Autoridades de saúde reconhecem que o cenário provocado pelo novo coronavírus no Brasil é muito mais grave e preocupante.

Segundo dados divulgados às 20 horas desta segunda-feira, 11 estados apresentam alta no número de mortes por Covid-19: Goiás, Mato Grosso do Sul, Acre, Pará, Rondônia, Roraima, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte. Por outro lado, 11 unidades da federação apresentam estabilidade no número de óbitos: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Mato Grosso, Amazonas, Alagoas, Pernambuco, Piauí e Sergipe. Quatro estados registram queda: Paraná, Rio de Janeiro, Amapá e Tocantins.

A taxa de mortalidade por grupo de 100 mil habitantes é agora de 114,1 no Brasil. Em números absolutos, o Brasil é o terceiro país com maior número de infecções, atrás apenas dos Estados Unidos, que somam mais de 27,6 milhões de casos, e da Índia, com 10,9 milhões. Contudo, o Brasil é o segundo em número absoluto de mortos, atrás dos EUA, que já contabilizam mais de 486 mil óbitos.

Ao todo, mais de 109 milhões de pessoas já contraíram o novo coronavírus ao redor do planeta, sendo que 2,4 milhões de pacientes morreram em decorrência da Covid-19.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.