Brasil ultrapassa 10 milhões de casos confirmados de Covid; foram 1.432 mortes nas últimas 24 horas

 
Dados do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) sobre a Covid-19, divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa na noite desta quinta-feira (18), mostra que nas últimas 24 horas o Brasil registrou 49.368 novos casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, elevando o total de infectados para 10.028.644. A média móvel de casos dos últimos sete dias é de 44.621 diagnósticos diários, recuo de 5% em relação à média registra duas semanas antes.

O País demorou oito meses para chegar à marca de 5 milhões de casos, mas metade do tempo para dobrar o número de diagnósticos confirmados. Isso mostra que a velocidade de infecção pelo vírus SARS-CoV-2 aumentou de forma preocupante. Além disso, a variante brasileira do vírus pode causar uma explosão de casos por ser 70% mais contagiosa e 30% mais letal do que a cepa original.

Nas últimas 24 horas o Brasil registrou 1.432 mortes por Covid-19, quinta maior marca de óbitos, de um dia para o outro, desde que a pandemia desembarcou em solo nacional, há 364 dias. Com o novo balanço, a média móvel de mortes pela doença nos últimos sete dias é de 1.030, recuo de 2% em relação à média de duas semanas atrás. Há 29 dias o País tem média acima de 1 mil mortes diárias.

De acordo com o Ministério da Saúde, 8.995.246 pacientes haviam se recuperado da doença até esta quinta-feira. O Conass não divulga número de recuperados. Até esta quinta-feira, 5.558.105 de pessoas já haviam recebido a primeira dose de vacina contra Covid-19, ou seja, 2,62% da população.

 
Os números reais de casos e de óbitos pela doença são muito maiores, principalmente por causa da baixa testagem em larga escala e da subnotificação, como tem afirmado o UCHO.INFO desde o primeiro registro da presença do novo coronavírus em território brasileiro. Autoridades de saúde reconhecem que o cenário provocado pelo novo coronavírus no Brasil é muito mais grave e preocupante.

Os dados compilados apontam que onze estados apresentam alta no número de mortes pro Covid-19: Rio Grande do Sul, Goiás, Acre, Amapá, Pará, Rondônia Roraima, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Outras onze unidades da federação registram estabilidade em relação a óbitos pela doença: Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Alagoas, Ceará, Maranhão e Piauí. Quatro estados têm queda: Rio de Janeiro, Amazonas, Tocantins e Sergipe.

A taxa de mortalidade por 100 mil habitantes agora é de 115,9 mortes no Brasil. Em números absolutos, o Brasil é o terceiro país do mundo com mais infecções, atrás apenas dos Estados Unidos, que somam mais de 27,8 milhões de casos, e da Índia, com 10,9 milhões. Mas é o segundo em número absoluto de mortos, atrás dos EUA, que têm mais de 492 mil óbitos.

Ao todo, mais de 110 milhões de pessoas já contraíram o novo coronavírus ao redor do planeta, sendo que, desde o início da crise sanitária global, 2,4 milhões de pacientes morreram em decorrência da Covid-19.

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.