O mais novo desvario do governo, agora de autoria de Lorenzoni, é que insetos transmitem o coronavírus

 
A boçalidade que move alguns dos integrantes da cúpula do governo de Jair Bolsonaro é enorme e chega a assustar os dotados de raciocínio lógico. Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni surgiu em cena nesta sexta-feira (26) com uma “pérola” que provocou risos e engulho.

Em entrevista à Jovem Pan News, na quinta-feira (25), Lorenzoni, sabujo de primeira hora do presidente, disse que o “lockdown” não funciona para conter a transmissão do novo coronavírus porque insetos podem transportar o SARS-Cov-2.

“Eu considero todos eles [defensores do lockdown] muito tolos. Por que? Porque não são inteligentes. Muitos ainda insistem numa ferramenta chamada lockdown, que já está provada em várias experiências no mundo que ela é ineficiente”, disse o ministro.

“Muitos ainda insistem em uma ferramenta chamada ‘lockdown’, que já está provado por várias experiências no mundo que ela é ineficiente. E por que ela é ineficiente? Alguém consegue impedir que nas áreas urbanas o passarinho, o cão de rua, o gato, o rato, a pulga, a formiga, o inseto, eles se locomovem? Alguém consegue fazer o lockdown dos insetos? É obvio que não. E todos eles transportam o vírus. Não são contaminados pelo vírus, mas podem transportar o vírus. Podem, é uma possibilidade”, completou Lorenzoni.

A fala do ministro é um enorme atentado à ciência, pois não encontra respaldo no mais basilar estudo sobre a pandemia do novo coronavírus. A afirmação seria hilária não fosse Lorenzoni médico veterinário de formação.

Lorenzoni voltou a defender seu esdrúxulo argumento nesta sexta-feira (26) em postagem no Twitter. “Não é momento para piadinhas e sim de muita seriedade. A extrema imprensa usa a ciência quando lhe convém. Por que é recomendado uso de tapete sanitário em entradas de hospitais, mercados, farmácias, lojas?”, escreveu o ministro na rede social.

Depois da mencionada postagem não resta dúvida de que o risco maior que os brasileiros enfrentam é a pandemia de ignorância que assola um governo despreparado, perdido e totalitarista, cujo timoneiro é um néscio assumido.

 
Para integrar a equipe de Jair Bolsonaro é preciso se encaixar em pelo menos um de três quesitos: desvario, radicalismo e boçalidade. Se gabaritar os três, melhor, pois a chance de conseguir um posto de ministro de Estado é grande.

O chefe da Secretaria-Geral da Presidência já mostrou não ser um apasquinado quando embolsou dinheiro de propina paga pela empresa JBS, o que não deixa de ser um ato criminoso. No caso em questão a gatunagem foi amainada pela Justiça em troca de pagamento de multa.

Considerando que a horda de apoiadores de Bolsonaro acredita no chamado “terraplanismo” e que o presidente da República disse que vacina contra Covid-19 pode transformar o imunizado em jacaré ou super-homem, o devaneio de Lorenzoni é o que se conhece no jargão popular como “café pequeno”.

O novo coronavírus é um vírus respiratório, que precisa de gotículas do nariz ou da boca, os chamados aerossóis, para ser transmitido entre um corpo infectado e outro saudável.

A Associação Mundial de Veterinária de Pequenos Animais (WSAVA, na sigla em inglês) não considera a transmissão de vírus de pessoas para animais como um risco importante. A via contrária – de animais para humanos – é considerada remota.

Talvez a declaração de Onyx Lorenzoni, mesmo que absurda, seja algo do tipo “missa encomendada”, já que Bolsonaro continua a procurar um culpado pelo genocídio que lhe é imputado. E como pulga e formiga não falam…

Especialistas rebateram de chofre a desastrada declaração de Onyx Lorenzoni, até porque não poderia ser diferente. Doutora em epidemiologia, Ethel Maciel disse ao portal de notícias G1: “Nós estamos no meio de pessoas que acham que a terra é plana, que têm opiniões sobre várias coisas, mas essas opiniões não têm ligação com a realidade. As evidências científicas são bem robustas em relação ao lockdown, porque a única forma de diminuir a transmissão da doença é diminuir a circulação de pessoas”.

Presidente do Instituto Questão de Ciência, a bióloga Natália Pasternak declarou: “Insetos e animais não são vetores do coronavírus. Transmite de pessoa para pessoa. Fazer lockdown e impedir que pessoas se encontrem vai com certeza impedir que pessoas transmitam o vírus para outras pessoas”.


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.