EUA anunciam doação de 60 milhões de doses da vacina AstraZeneca nos próximos meses

 
Os Estados Unidos anunciaram, nesta segunda-feira (26), que será doado todo o estoque de vacinas da Oxford/AstraZeneca assim que o imunizante contra o novo coronavírus for aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration), agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, informou a Casa Branca.

De acordo com o governo norte-americano, há uma estimativa de exportar 60 milhões de doses nos próximos meses, mas até o momento não foi a quantidade de doses prontas para serem enviadas e quais países receberão os imunizantes.

A vacina da AstraZeneca é amplamente utilizada em todo o planeta, mas por enquanto não recebeu aval definitivo do FDA. não foi autorizada pela agência reguladora americana (FDA, na sigla em inglês).

“Dado o forte portfólio de vacinas que os Estados Unidos já possuem e que foram autorizadas pelo FDA, e dado que a vacina AstraZeneca não está autorizada para uso nos Estados Unidos, não precisamos usar a vacina AstraZeneca aqui durante os próximos meses”, disse o coordenador da Covid-19 da Casa Branca, Jeff Zients.

“Portanto, os Estados Unidos estão procurando opções para compartilhar as doses da AstraZeneca com outros países à medida que forem disponibilizadas”, declarou Zients.

 
Por outro lado, a Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), informou também nesta segunda-feira ter iniciado processo judicial contra a farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca por descumprimento do contrato de fornecimento da vacina contra a Covid-19 e por não ter um plano “confiável” sobre futuras entregas dentro do prazo.

De acordo com o contrato assinado pela companhia e o bloco econômico, a AstraZeneca se comprometeu a entregar 180 milhões de doses da vacina à UE no segundo trimestre deste ano, de um total de 300 milhões de doses esperadas para o período de dezembro a junho. Mas a companhia informou em 12 de março que poderia entregar apenas um terço desse montante.

O presidente americano, Joe Biden, prometeu ajuda emergencial à Índia para lidar com a onda de Covid-19 durante uma conversa telefônica com o primeiro-ministro Narendra Modi, informaram as assessorias de ambos os governantes.

Em trecho da conversa não mencionado pela Casa Branca, porta-vozes indianos notaram que Modi pediu a Biden flexibilização dos requisitos de propriedade intelectual para vacinas contra o novo coronavírus. (Com agências internacionais)


Se você chegou até aqui é porque tem interesse em jornalismo profissional, responsável e independente. Assim é o jornalismo do UCHO.INFO, que nos últimos 20 anos teve participação importante em momentos decisivos do País. Não temos preferência política ou partidária, apenas um compromisso inviolável com a ética e a verdade dos fatos. Nossas análises políticas, que compõem as matérias jornalísticas, são balizadas e certeiras. Isso é fruto da experiência de décadas do nosso editor em jornalismo político e investigativo. Além disso, nosso time de articulistas é de primeiríssima qualidade. Para seguir adiante e continuar defendendo a democracia, os direitos do cidadão e ajudando o Brasil a mudar, o UCHO.INFO precisa da sua contribuição mensal. Desse modo conseguiremos manter a independência e melhorar cada vez mais a qualidade de um jornalismo que conquistou a confiança e o respeito de muitos. Clique e contribua agora através do PayPal. É rápido e seguro! Nós, do UCHO.INFO, agradecemos por seu apoio.